A árbitra Vanessa Gomes, que atua desde 2007 no futebol feminino, vai ser assistente no Estoril Praia-Arouca de quinta-feira, de arranque da II Liga masculina, tornando-se a primeira mulher a arbitrar nos campeonatos profissionais portugueses.
Nascida em 1987, Vanessa Gomes será a primeira árbitra assistente da história do futebol profissional masculino em Portugal, depois de 13 anos como árbitra, mantendo-se também no futebol feminino, segundo a nomeação hoje revelada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Filiada na Associação de Futebol de Lisboa, é internacional e figura agora na categoria AAC2, que permite ser assistente na II Liga, ao lado de outras duas mulheres, que poderão ser chamadas em 2020/21 para jogos: Cátia Tavares e Olga Almeida.
Na categoria C4 estão duas árbitras de campo, Catarina Campos e Sílvia Domingos, que poderão vir a arbitrar as competições masculinas do Campeonato de Portugal, terceiro escalão nacional, e a Liga Revelação, principal prova nacional sub-23.
Todas estas árbitras continuam a fazer jogos femininos. O Conselho de Arbitragem tem ainda, este ano, três observadoras no quadro de observadores nacionais de futebol.
De recordar que neste ano de 2020 Portugal teve 36 árbitros internacionais, entre eles a árbitra Teresa Oliveira, que entrou para o quadro internacional. Ao todo, Portugal conta com quatro árbitras internacionais: Teresa Oliveira, Sandra Bastos, Sílvia Domingos e Catarina Campos. Vanessa Gomes, árbitra-assistente, também é internacional.
Além das quatro árbitras internacionais, Portugal conta com outras quatro assistências com insígnias da FIFA: Vanessa Gomes, como já foi referido, e ainda Olga Almeida, Andreia Sousa e Cátia Tavares.
Vanessa Gomes integra a equipa de arbitragem liderada por João Malheiro Pinto, que inclui ainda Ricardo Luz (assistente) e o quarto árbitro André Pereira.
A psicóloga de formação faz história em Portugal, cujos campeonatos profissionais masculinos seguem as ‘pisadas' de outros países, como a Alemanha, que desde há três anos nomeia Bibiana Steinhaus para jogos da Bundesliga.
Comentários