O Penafiel perdeu este domingo com o Leixões, por 2-1, e viu o líder Atlético, que sábado venceu o Portimonense, por 1-0, aumentar para cinco pontos a vantagem que detém no comando da Liga de honra de futebol.
O Atlético acabou por ser bafejado pela sorte nesta 9.ª jornada já que com apenas dois remates à baliza do Portimonense, que estreou o treinador Carlos Mozer, fez um golo, por Leandro Pimenta, e conquistou três pontos.
A formação do Penafiel, por seu lado, que segue no segundo lugar da Honra, mas agora a cinco pontos dos lisboetas, foi das mais azaradas da ronda, pois perdeu com um golo marcado de forma irregular.
O encontro em Matosinhos esteve longe de ser pacífico, já que teve três expulsões, mas terminou com o regresso do Leixões às vitórias, após três jogos sem pontuar, graças a um golo de Moisés com a mão.
O Leixões (7.º), com o triunfo de hoje, passou a integrar o lote de equipas que somam 13 pontos - e que inclui Freamunde (5.º), Estoril (6.º) e Desportivo das Aves (8.º) - a um de Moreirense (4.º), dois de Santa Clara (3.º) e Penafiel (2.º) e a sete de Atlético (1.º).
O Santa Clara recebeu e venceu o Trofense, por 1-0, com um golo de Sandro, aos 29 minutos, e “colou-se” na tabela classificativa ao Penafiel (2.º), com os mesmos 15 pontos.
Com golos de Castro e Filipe Gonçalves, o Moreirense venceu em casa o União da Madeira, por 2-0, e tirou partido da derrota do Penafiel, no Mar, para ficar apenas a um ponto do segundo lugar.
O Desportivo das Aves impôs-se por 2-0 no reduto do Sporting da Covilhã, graças a um “bis” de Pires, aos 44 minutos, de grande penalidade, e aos 51, resistindo desde os 68 minutos em inferioridade numérica, devido à expulsão de Tito.
Perante uma equipa apática e sem iniciativa, os avenses não tiveram de mostrar grandes argumentos e limitaram-se a aproveitar os erros do Sporting da Covilhã (11.º), para conquistar os três primeiros pontos fora de casa.
A Naval 1.º de Maio e a Oliveirense empataram sábado a 1-1, com golos apontados por Edivaldo Bolívia, aos 13 minutos, e José Pedro, aos 45+1, e atrasaram-se mutuamente na perseguição ao grupo da frente.
Quem não desperdiçou essa possibilidade foi o Estoril-Praia, que precisou apenas de um único tento, marcado por Licá, aos 44 minutos, para vencer sábado o Belenenses e manter-se no grupo perseguidor aos líderes.
O Estoril reforçou ainda o “título” de melhor defesa, uma vez que ainda não consentiu qualquer golo na Amoreira, e travou o ataque do Belenenses, que chegou a esta jornada como o mais concretizador fora de portas, a par do Penafiel, com sete golos.
O Freamunde atrasou-se na perseguição os líderes com o empate a zero na deslocação a Arouca, num encontro muito fraco, em que a equipa da casa somou o quarto jogo consecutivo sem marcar.
Com o empate em Arouca, o Freamunde, que se limitou a deixar Bock na frente à espera de algun contra-ataque, desperdiçou a oportunidade para igualar o Penafiel no segundo posto.
Comentários