O Penafiel, que hoje venceu fora o Santa Clara por 2-1, isolou-se provisoriamente no segundo lugar da II Liga de futebol, à frente do FC Porto B e Portimonense, embora os algarvios tenham menos um jogo disputado.

Os penafidelenses têm 26 pontos, menos três do que o líder Moreirense, mais dois que os “bês” portistas e três à frente da equipa de Portimão, que apenas acerta contas com a jornada no dia 17, em visita ao Marítmo B (16:00).
Aldair (45 minutos) e João Pedro (60) apontaram os golos do Penafiel, enquanto Accioly (56) assinou o tento dos açorianos, que, à custa desta derrota, caíram três lugares, estando agora em 17.º, com 14 pontos.

Também hoje, o Sporting da Covilhã, que venceu em casa o Benfica B, subiu provisoriamente ao sexto lugar, com 21 pontos, mais um do que o Marítimo B, sétimo classificado, mas com menos um jogo.

Os golos da equipa serrana aconteceram já perto do final do encontro, por intermédio de Gui (79 minutos) e Adriano (84).

Por sua vez, o Benfica B caiu três postos, sendo agora nono, com 20 pontos, um atrás de Sporting da Covilhã, Marítimo B e Tondela, equipa que sábado venceu o Atlético, por 2-0, e a dois do Sporting B, que hoje subiu do sétimo ao quinto posto.

Os “bês” de Alvalade que estiveram a perder, por duas vezes, no terreno do União da Madeira, acabaram por vencer a partida por 3-2, com dois golos de Ricardo Esgaio (46 e 69, de grande penalidade) e um de Cristian Ponde (86), contra os de Delmiro (09) e Miguel Fidalgo (61).

Ao mesmo tempo, o Desportivo de Chaves (13.º, com 17 pontos) e o Farense (18.º, com 12) empataram a um golo na estreia em casa de Quim Machado, novo treinador dos flavienses.

No dia anterior, um golo do colombiano Caballero, aos 86 minutos, “selou” a vitória do FC Porto B no terreno do Académico de Viseu e fez com que os “dragões subissem ao terceiro lugar, com 24 pontos, mas com mais uma partida do que o Portimonense.

A Oliveirense, por sua vez, venceu no terreno do “vizinho” Feirense, por 3-2, mesmo reduzida a 10 jogadores na meia hora final, numa altura em que ganhava por 2-1, com golos de Godinho (36) e Guima (47), contra o de Jorge Gonçalves (24).

A equipa da casa ainda empatou, por Porcellis (72), mas a de Oliveira de Azeméis beneficiou de um autogolo de Carvalho (85), o que lhe permitiu subir dois lugares, passando agora a ocupar o 14.º posto, com 16 pontos, enquanto o conjunto de Santa Maria da Feira permanece em antepenúltimo, com apenas 11.

Também reduzido a 10 jogadores, o Desportivo das Aves venceu o Leixões com um golo de João Paulo Gomes (67), numa partida marcada pelo desperdício de uma grande penalidade, pelos visitantes, a quatro minutos do final do encontro.

Os avenses subiram quatro posições, agora em 11.º, com 17 pontos, um posto atrás do emblema de Matosinhos, que tem mais um ponto.

Destaque ainda para a vitória do Beira-Mar no terreno do Sporting de Braga B, por 4-2, que subiu ao 15.º posto, com 16 pontos, a um dos minhotos, que estão em 12.º.