Portugal selou hoje o seu regresso a uma final do Mundial de sub-20, ao bater a França por 2-0. Os golos de Danilo e Nélson Oliveira deram nova prova de força da auto-intitulada “geração da coragem”, como lhe chama Ilídio Vale.
20 anos depois da vitória no Mundial de Lisboa, Portugal pode assinar nova página histórica com um possível terceiro título mundial. Só Brasil ou México, que disputam a outra meia-final, podem travar o sonho luso.
Frente à França, com quem a rivalidade nos escalões jovens é já célebre, Portugal voltou a sublinhar as suas virtudes. Sem o talento de outras gerações, são qualidades como a determinação, solidariedade, coesão e eficácia que fazem a diferença.
Assim, a equipa de Ilídio Vale chegou ao golo praticamente na primeira ocasião de golo, aos 9’, com Danilo a marcar de cabeça, após um canto bem executado de Mário Rui. Os gauleses não se atemorizaram e empurraram a seleção lusa para o seu meio-campo. Na baliza, Mika voltava a brilhar, negando qualquer tentativa francesa de empatar.
Contra a corrente da partida surge o 2-0 para Portugal, com o árbitro a assinalar uma grande penalidade, devido a uma falta sobre Danilo. Na conversão, Nélson Oliveira não perdoou e fez o seu terceiro golo na competição.
Portugal foi para o intervalo com outra tranquilidade e pode assim dedicar-se à gestão do resultado no segundo tempo. A pressão da França intensificou-se, mas nem sempre com grande objetividade ou qualidade, ao passo que Portugal se entregou confortavelmente ao contra-ataque.
Aos 83’, Nego quase reduziu, ao falhar o remate a um metro da baliza da Mika. A sorte protegeu os jovens portugueses nesse momento, que aí perceberam que a final já não lhes escaparia.
Dito e feito. O árbitro apitou para o final da partida após cinco minutos de ‘descontos’ e lançou a enorme festa lusa no relvado do estádio de Medellín. Portugal chega à final do Mundial de sub-20 na Colômbia sem sofrer um único golo e com o sonho de chegar ao terceiro título mundial. E já só faltam mais 90 minutos de coragem para esta nova geração de sucesso do futebol português…
Comentários