Dany Mota é o último nome chamado por Roberto Martínez ao estágio de preparação da Seleção Nacional para o Europeu 2024, "beneficiando" da lesão de Francisco Trincão para ter a primeira oportunidade de representar a elite do futebol português. Este é o mais recente feito do avançado, de 25 anos, que nunca jogou no nosso país mas quer fazer história por Portugal.

Nascido no Luxemburgo, em Niederkorn, Dany Mota deu os primeiros passos num clube local, intitulado SC Pétange, com apenas 16 anos. Já como sénior, fez dois golos em 14 partidas e isso foi suficiente para convencer os responsáveis do Virtus Entella a apostar neste jogador desconhecido, que teve de regressar às camadas jovens e reiniciar o processo de afirmação no mundo sénior.

Após três épocas entre os sub-20 do clube italiano e alguns jogos na primeira equipa, o avançado afirmou-se em 2018/2019, época na qual conseguiu marcar 13 golos em 39 jogos, começando a chamar a atenção de clubes de outro patamar.

É aí que aparece a primeira grande oportunidade da sua carreira quando, aos 22 anos, é contratado pela Juventus, emblema pelo qual regressou aos sub-23, mas com perspetivas de evoluir e poder chegar à equipa principal. Tal não se verificou, apesar de ter realizado alguns treinos com as 'estrelas' bianconeri, mas os sete golos marcados em 16 jogos valeram-lhe um empréstimo ao Monza, para jogar na Série C.

As boas prestações foram suficientes para convencer os responsáveis italianos, que adquiriram o passe e permitiram a Dany Mota crescer como clube, até à Série A. 132 jogos e 29 golos depois, o atacante é uma das referências da equipa e as boas exibições no principal escalão do futebol transalpino valeram-lhe a oportunidade de conhecer os seus ídolos e representar a Seleção Nacional, o que pode acontecer já no próximo dia 21, contra a Suécia.

Dono de um físico impressionante e de um remate certeiro, Mota adaptou-se à nova realidade e soube subir cada degrau, respeitando o processo. Hoje em dia é considerado como um dos melhores avançados a jogar em Portugal, como demonstra a chamada de Roberto Martínez e está na luta por um lugar na convocatória final para o Europeu 2024, depois de já ter dado cartas nos sub-21 portugueses.

Este é o cumprir de um sonho para Dany Mota, que chegou, quem sabe, na altura certa para dar o próximo passo. "Sonhava com isto desde criança. Queria agradecer a todas as pessoas que estiveram do meu lado e que sempre acreditaram em mim", reagiu o ponta de lança.