"Até aqui tem sido decepcionante e será uma frustração muito grande se Portugal não estiver na fase final do Mundial". As palavras de Manuel José não escondem a desilusão e cepticismo de Manuel José sobre as possibilidades de apuramento da Selecção Nacional para o Mundial'2010.

Em declarações prestadas à margem de uma cerimónia na Câmara Municipal de Albufeira, o treinador português cita inclusive argumentos de natureza histórica para justificar o seu desapontamento. "Estivemos 500 anos em África e, era neste Campeonato do Mundo que Portugal deveria estar presente. Falhar o Mundial será um fracasso muito grande", observou Manuel José.

Para o seleccionador de Angola, Portugal estava num grupo "fraco e perfeitamente ao seu alcance". "Dinamarca, Suécia e Hungria já não são as selecções de outros tempos. E teoricamente são mais fracas do que Portugal", sublinhou, disparando críticas à actuação da equipa de Carlos Queiroz contra a Dinamarca (1-1). "A Dinamarca jogou praticamente com uma equipa B, sem oito dos seus habituais titulares, e mesmo assim Portugal não lhes conseguiu ganhar. Não há desculpa. Portugal continua com grandes jogadores, que jogam nos melhores clubes do Mundo, e que jogavam na selecção há quatro anos atrás", observou, acrescentando: "Cada um tem de assumir as suas responsabilidades e não arranjar subterfúgios de sorte ou azar".