O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse hoje que deseja que a seleção portuguesa de sub-19 consiga, no Europeu da categoria, apurar pela quinta vez consecutiva o escalão de sub-20 para o Mundial.

“Hoje disputamos o segundo jogo [frente a Itália, pelas 18:30], e espero sinceramente que esta seleção consiga pela quinta vez consecutiva o apuramento para o campeonato do mundo. Creio que somos a única federação europeia, se o fizermos, que consegue cinco presenças consecutivas no campeonato do mundo sub-20, que no próximo ano se vai realizar na Polónia”, disse o dirigente, à margem de uma visita ao Estádio Universitário de Coimbra.

Depois de uma visita ao complexo renovado, que acolhe até 28 de julho os Jogos Europeus Universitários, Gomes destacou a participação “constante nas fases finais de campeonatos jovens” e o papel que as seleções de formação têm em formar jovens que possam “responder daqui a uns anos” na formação principal.

“Acima de tudo, o que nós queremos conquistar é o espaço de oportunidade para os jovens portugueses poderem evoluir a um nível competitivo mais elevado, para sedimentar toda a sua formação”, atirou.

Em Vaasa, Finlândia, Portugal disputa hoje o segundo jogo do grupo A, depois da vitória por 3-1 sobre a Noruega, tal como sucede com a Itália, vencedora da Finlândia por 1-0, pelo que a vitória no segundo jogo quase que garante um dos dois primeiros lugares.

As cinco melhores equipas do Euro sub-19 apuram-se para o Mundial2019 de sub-20, a par da Polónia, já apurada por ser anfitriã do torneio, num total de seis equipas europeias.