Portugal perdeu esta quinta-feira com a Finlândia, por 2-1, no primeiro jogo da fase de qualificação para o Europeu de sub-19 feminino, num encontro em que as nórdicas deram a volta ao marcador nos últimos 15 minutos.
Na Mealhada, a equipa das “quinas” colocou-se em vantagem aos 69 minutos, com um golo de Diana Silva, mas as finlandesas conseguiram a reviravolta, graças a dois golos de fora da área, apontados por Erik Winter (79) e Iina Salmi (86).
Portugal dominou por completo os primeiros 35 minutos do encontro, mas sem conseguirem concretizar as oportunidades, perante uma Finlândia mais receosa e que apenas se mostrou mais afoita nos últimos 10 minutos do encontro.
As melhores oportunidades de golo da primeira parte pertenceram à seleção portuguesa, em especial para dois lances protagonizados por Jéssica Silva (30) e Ana Capeta (34).
Por sua vez, o selecionado finlandês apenas importunou a guarda-redes portuguesa aos 43 minutos, quando Juliette Kempi, isolada, tentou o "chapéu", mas Bárbara Silva saiu bem e o remate da nórdica saiu ao lado.
Os minutos iniciais da etapa complementar mostraram duas equipas a procurar mais o golo e, ao minuto 49, Vanessa Malho desperdiçou a melhor ocasião de golo, quando aparecia isolada. Na resposta, a finlandesa Ella-Rosa rematou ao poste, depois de ter passado por Bárbara Silva.
Decorria o minuto 69 quando Diana Silva, recém-entrada na partida, colocou Portugal em vantagem, respondendo a um excelente cruzamento de Vanessa Malho.
A turma escandinava reagiu bem ao tento luso e 10 minutos depois chegou ao empate, por Erik Winter, num remate de longe, após um mau alívio da defesa portuguesa.
Com o empate, a Finlândia acreditou que ainda poderia chegar ao triunfo e, a quatro minutos do final, virou o resultado, por Iina Salmi, com um remate a cerca de 40 metros da baliza.
No outro jogo do grupo, Irlanda do Norte e Islândia empataram a um golo, pelo que a Finlândia lidera o Grupo V, com três pontos, mais dois do que as norte-irlandesas e do que as islandesas, e mais três do que Portugal.
Comentários