O secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse hoje que «a bola está do lado do futebol» na adequação dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).
Laurentino Dias, que presidiu à entrega dos prémios CNID-MEO 2010, não se alongou em palavras sobre o processo de aprovação do novo modelo estatutário da FPF, mas frisou que continua «à espera que o futebol aprove os estatutos».
O governante também evitou comentários sobre a data avançada para a realização da Assembleia-Geral extraordinária da FPF, que a direcção da FPF solicitou para 19 de Março.
«Não posso dizer mais nada», limitou-se a afirmar, sem comentar as posições da UEFA e da FIFA, que, em carta conjunta enviada na semana passada à FPF, garantiram que o novo enquadramento legal não viola qualquer norma.
Os estatutos da FPF em consonância com o RJFD foram chumbados por três vezes, a última das quais na sessão magna extraordinária de 29 de Janeiro, requerida pela Liga de clubes, pelo Sindicato dos Jogadores e pelos organismos representativos das classes dos árbitros e dos treinadores.
Em Março de 2010, Laurentino Dias suspendeu o estatuto de Utilidade Pública Desportiva da FPF.
A 20 de Janeiro deste ano foi publicado em Diário da República novo despacho que prorrogou o período de suspensão e retirou apoios ao alto rendimento, às selecções nacionais e à realização de eventos desportivos.
Comentários