O detentor Portugal e a França, que se defrontam este sábado na Luz, a Bélgica e a Polónia são as seleções que podem garantir um lugar na 'final four' da Liga das Nações em futebol na quinta jornada da fase de grupos.

Portugueses e franceses, as duas seleções com mais pontos (10) após quatro rondas, podem decidir este sábado o primeiro apurado, se um deles vencer, enquanto belgas e polacos necessitam, no domingo, de triunfos e ainda de ajudas ‘externas’.

Numa fase de grupos em que prevalece o confronto direto em caso de empate pontual, os vencedores do último Europeu (2016) e do derradeiro Mundial (2018) jogam uma verdadeira ‘final’ no Estádio da Luz, já que o vencedor garante um lugar nas meias-finais.

Uma final sem o ser

Depois do ‘nulo’ em Saint-Denis, a 11 de outubro, a equipa que ganhar fica com mais três pontos e vantagem no confronto direto, no Grupo 3, pelo que assegura o apuramento dispensando a sexta e última jornada, marcada para terça-feira.

No cenário de empate, a França ficaria em vantagem se o mesmo fosse com golos, bastando-lhe, então, bater em casa os suecos na última jornada, enquanto novo ‘nulo’ deixa Portugal na frente, pois tem uma diferença total de golos superior (9-1 contra 7-3).

Ainda assim, a formação das ‘quinas’ não tem um jogo acessível na terça-feira, já que visita a Croácia, atual vice-campeã mundial em título. Teria de fazer o mesmo resultado da França e não permitir que esta recuperasse do atraso na diferença de golos.

Liga das Nações: O melhor mesmo é ganhar à França e evitar fazer contas
Liga das Nações: O melhor mesmo é ganhar à França e evitar fazer contas
Ver artigo

No outro encontro do Grupo 3 marcado para sábado, a Suécia recebe a Croácia e tem de vencer para continuar na corrida à manutenção na Liga A. Ainda não pontuou, enquanto os croatas somam três pontos, os que conseguiram na receção aos suecos (2-1).

Os outros grupos

Ainda no mesmo dia, joga-se também a quinta ronda do Grupo 4, o único que não terá, de certeza, apurados prematuros, com a Espanha (sete pontos) a visitar a Suíça (dois) e a Alemanha (seis) e a Ucrânia (seis) a encontrarem-se em Leipzig.

Os espanhóis partem em vantagem, mas os germânicos também só dependem de si próprios, pois na última ronda jogam com a Espanha – terça-feira, em Sevilha. A Ucrânia também se pode qualificar, mas está dependente de uma ‘escorregadela’ de ‘La Roja’.

Quanto aos embates de domingo, a Polónia, líder do Grupo 1, e a Bélgica, primeira do 2, são as formações que podem seguir para as meias-finais, precisando sempre de vencer e ainda que Países Baixos e Dinamarca, respetivamente, não ganhem.

COVID-19: Dois casos positivos na Dinamarca, selecionador e jogadores em isolamento
COVID-19: Dois casos positivos na Dinamarca, selecionador e jogadores em isolamento
Ver artigo

No Grupo 1, a Polónia (sete pontos) tem uma difícil deslocação a Itália (seis), que procura ascender ao primeiro lugar, também ao alcance dos Países Baixos (cinco), que recebem a lanterna-vermelha Bósnia-Herzegovina.

Para selarem um lugar nas meias-finais, os polacos precisam de ganhar em Reggio Emília e ainda esperar que os holandeses não vençam os bósnios na Johan Cruyff Arena, em Amesterdão.

A tarefa não parece fácil para os polacos, que até podem acabar a ronda na terceira posição, isto antes de uma sexta e última jornada em que a Bósnia-Herzegovina recebe a Itália, em Sarajevo, e a Polónia é anfitriã dos Países Baixos, em Chorzow.

No Grupo 2, a situação semelhante, com a Bélgica (nove pontos) a ter, porém, o fator casa face à Inglaterra (sete), num embate agendado para Lovaina. Os belgas precisam de um triunfo e ainda que a Dinamarca (sete) não vença em casa a Islândia (zero).

Os dinamarqueses, que na quarta-feira visitam a Bélgica, também só dependem de si próprios, pois têm vantagem no confronto direto com os ingleses (0-0 em casa e 1-0 fora), que, para chegarem às ‘meias’, precisam sempre de um ‘tropeção’ dos nórdicos.

Selecionador da Eslováquia demitido devido aos fracos resultados na Liga das Nações
Selecionador da Eslováquia demitido devido aos fracos resultados na Liga das Nações
Ver artigo

Das quatro equipas que estiveram na ‘final four’ da primeira edição, conquistada por Portugal, em 2019, só a formação das ‘quinas’ pode já qualificar-se na quinta jornada, mas podem ‘cair’ todas (Portugal, Países Baixos, Suíça e Inglaterra).

Os primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A qualificam-se para as meias-finais, em 06 e 07 de outubro de 2021 – e final em 10 -, enquanto os quartos colocados descem à Liga B.