Lucas João foi convocado por Fernando Santos para o amigável com Cabo Verde, marcado para esta terça-feira, 31 de março. O avançado do Nacional é uma das estreias na seleção A de Portugal, ele que vive dias felizes no clube madeirense.
Presença assídua nos sub-20 e sub-21 de Portugal, onde é muitas vezes suplente, Lucas João despontou para os golos em 2015. Com o crescimento da equipa de Manuel Machado, o jovem de 21 anos aproveitou para agarrar a titularidade e fazer valer os seus 1,92 metros de altura. Leva seis golos marcados na presente edição da Primeira Liga, todos em 2015, sendo que cinco deles foram de cabeça.
As suas exibições nos alvinegros chamaram a atenção de Fernando Santos que resolveu inclui-lo na lista de 11 jogadores que irão juntar-se aos não utilizados frente a Sérvia para defrontar Cabo Verde, num amigável marcado para 31 de março. A chamada acaba por ser histórica já que é a primeira vez que um jogador do Nacional chega a seleção principal A de Portugal. Antes, Ruben Micael e Luis Neto tinham estado em pré-convocatórias mas nunca integraram uma lista final enquanto jogadores do Nacional.
Lucas João começou a dar nas vistas no Beira-Mar de Almada, onde era a estrela da equipa de juniores. Depois de testes falhados no Sporting e no Benfica, mudou-se para o Nacional para integrar a equipa de sub-19 dos insulares. Conseguiu ajudar o Nacional a passar para a fase de apuramento do campeão onde a equipa ficou em quinto lugar, o melhor de sempre. Lucas João foi o segundo melhor marcador da prova, com nove golos.
Depois de uma passagem pelo Mirandela, do Campeonato Nacional de Seniores para rodar, (12 golos em 27 jogos), o jogador nascido em Luanda, Angola, voltou à Madeira para tentar o seu espaço no Nacional da Madeira.
O início atribulado do Nacional na Primeira Liga, com várias derrotas e uma posição incómoda na tabela, fez com que o clube procurasse mexidas. Lucas João já tinha "guia de marcha" para o campeonato angolano mas a indisponibilidade de Suk acabou por lhe permitir agarrar um lugar no onze. Foi crescendo com a equipa, o coreano deixou os madeirenses para ingressar no V. Setúbal e, com isso, ganhou Lucas João. O jogador está ligado a boa forma da equipa, principalmente em 2015. Marcou sete golos desde então, seis deles na Primeira Liga, (um na Taça ao Sporting, de cabeça), sendo que cinco foram de cabeça. Os seus 1,92 metros têm sido valiosos na altura de disputar a bola pelo ar.
Apesar de ter marcado a maior parte dos golos com a cabeça, Lucas João não é um jogador "tosco". Do alto dos 1,92, o jovem avançado tem técnica de remate, drible e velocidade para desequilibrar no um-contra-um. Por estes dias tem sido lembrado pelos piores motivos, depois do falhanço frente ao FC Porto, num lance onde tinha tudo para marcar.
Numa altura em que se falava muito da sua possível chamada para representar os Palancas Negras, Fernando Santos não perdeu tempo e premiou a boa fase do miúdo de sorriso fácil com a chamada à seleção A de Portugal. Numa seleção com grande défice de avançados-centro, Lucas João poderá vir o futuro ponta-de-lança da turma das quinas.
Comentários