Portugal apresenta um saldo 100% vitorioso nos quatro confrontos com a congénere da Croácia, mas nunca defrontou a seleção balcânica com o estatuto com que a vai encontrar na quinta-feira, no Estádio Algarve: a de vice-campeã mundial.

A equipa croata não só perdeu todos os encontros, como não marcou qualquer golo, tendo sofrido sete, o mais importante dos quais para a equipa das ‘quinas’ foi marcado pelo avançado Ricardo Quaresma, na sofrida vitória por 1-0 em Lens, em França, nos oitavos de final do Euro2016.

Após um ‘nulo’ no fim do tempo regulamentar, Quaresma quebrou aos 117 minutos a resistência da equipa cuja base atingiria a final do Mundial2018, mantendo Portugal no torneio, que acabou por conquistar ao vencer no jogo decisivo a anfitriã França, utilizando a mesma fórmula (1-0, no tempo extra).

Três anos antes, em 2013, a seleção nacional tinha-se imposto pela mesma margem num jogo particular realizado na cidade suíça de Genebra, graças a um golo solitário de Cristiano Ronaldo, que, tal como Quaresma, ficou de fora dos convocados para a partida de quinta-feira.

O triunfo alcançado em 2005 na única partida realizada em solo português, em Coimbra, foi um pouco mais categórico, por 2-0, com golos de Petit e Pauleta, mas confirmou uma tendência de ‘encurtamento’ dos resultados sobre a equipa croata.

O primeiro embate entre as duas seleções, na última jornada do grupo D do Europeu de 1996, em Nottingham, em Inglaterra, terminou com a vitória mais robusta, por 3-0, mas foi obtida frente um adversário muito desfalcado, que já tinha assegurado a qualificação e por essa razão alinhou com vários habituais suplentes.

Portugal venceu não apenas o jogo, com golos marcados por Luís Figo, João Vieira Pinto e Domingos, mas também o agrupamento, apesar ter sido eliminado logo na fase seguinte, os quartos de final, pela República Checa, destino idêntico ao que conheceu a Croácia, frente à Alemanha.

 Os quatro jogos com a Croácia:

19/06/96 Croácia (N), 3-0 Nottingham, Inglaterra, Europeu 1996

(Figo, João Vieira Pinto, Domingos)

12/11/05 Croácia (C), 2-0 Coimbra Particular

(Petit, Pauleta)

10/06/13 Croácia (N), 1-0 Genebra, Suíça,  Particular

(Cristiano Ronaldo)

25/06/16 Croácia (N), 1-0 a.p. Lens, França, Europeu 2016

(Quaresma)