O Estádio do Dragão vai voltar a ser palco de um duelo europeu, desta vez entre o FC Porto e o Nice. O jogo da quinta jornada da fase de liga da Liga Europa está agendado para as 17h45 desta quinta-feira.

Os dragões querem regressar às vitórias na provas, depois da derrota contra o Nottingham Forest (2-0) e do empate diante do FC Utrecht (1-1). Atualmente na 14.ª posição da fase de liga, os azuis e brancos tentam ascender na tabela com o objetivo de atingir os lugares de apuramento direto para a próxima fase.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Já o Nice tem tido pior sorte na Liga Europa, uma vez que perdeu nas quatro jornadas já realizadas. Para além disso, a imprensa francesa dá conta de que o plantel está em rota de colisão com o treinador, Franck Haise.

Em relação à partida, é de notar que Alberto Costa e Dominik Prpic em risco de suspensão por acumulação de amarelos. No plantel portista, destaque para Victor Froholdt e Jan Bednarek que estão recuperados e aptos para entrarem nas opções de Francesco Farioli.

Momento de forma

O FC Porto está num bom momento com um registo de cinco jogos consecutivos sem perder, em que somou quatro triunfos e um empate (FC Utrecht). O arranque de época para os dragões tem sido admirável com apenas três deslizes - dois empates e uma derrota - e exibições que têm sido felizes para a formação de Francesco Farioli.

Apesar de os últimos jogos terem sido mais 'magros' ao nível dos golos, a verdade é que tem sido o suficiente para o FC Porto se manter vitorioso. Por isso, os dragões são teoricamente favoritos para esta partida.

Em contrapartida, o Nice vive momentos de maior aflição, na medida em que já não sabe o que é vencer há quatro encontros (PSG, Friburgo, Metz e Marselha). Os franceses ainda não pontuaram na Liga Europa e estão mal encaminhados para se manterem em prova.

Na liga francesa, vão conseguindo manter-se a meio da tabela, ocupando a nona posição com 17 pontos em 13 jornadas disputadas. As cinco vitórias e os dois empates na Ligue 1 têm suportado as recentes derrotas, sem sinais de melhorias.

Histórico de confrontos

As duas equipas nunca estiveram frente a frente, pelo que este jogo será uma estreia.

Contudo, o FC Porto já defrontou várias vezes equipas francesas, principalmente o Marselha, Nantes e Lyon, com quem já jogou por seis vezes cada um.

Por sua vez, o Nice tem menos experiência frente a equipa lusas, tendo em conta que apenas defrontou o Benfica por duas vezes e saiu sempre derrotado.

O que dizem os treinadores

Francesco Farioli, treinador do FC Porto: "Vai ser um jogo muito físico, contra uma equipa que defende homem a homem, pelo que vão haver vários duelos, com possibilidades de transição, de parte a parte. jogo aberto, entre duas equipas que querem vencer."

Franck Haise, treinador do Nice:  "Sabemos o que vale o FC Porto, pelo seu histórico em competições europeias e contexto atual. São uma excelente equipa, que está a funcionar muito bem, sobretudo no campeonato português. Vivemos fases distintas, mas o desequilíbrio entre as equipas não é assim tão grande."

Matej Jug foi o árbitro nomeado pela UEFA para o jogo desta quinta-feira e estará acompanhado pelos compatriotas assistentes Matej Žunič e Manuel Vidali. Rade Obrenovič, também natural da Eslovénia, será o quarto árbitro.

O sistema de videoarbitragem estará a cargo do esloveno Alen Borošak e do espanhol Guillermo Cuadra Fernandez.