A seleção portuguesa de futebol recebe na quinta-feira a Croácia, sensacional vice-campeã do mundo, sem o influente avançado Cristiano Ronaldo, o maior ausente de uma convocatória com profundas alterações em relação aos eleitos para o Mundial2018.
O jogo do Estádio Algarve surge menos de dois meses depois de a Croácia ter causado tanta surpresa ao atingir a final do Mundial – perdida para a França, por 4-2 – quanta a que foi provocada por Portugal em 2016, ao conquistar o inédito título europeu, graças à vitória, precisamente, sobre a anfitriã seleção gaulesa, por 1-0.
Além de Ronaldo, o melhor marcador e o futebolista português mais internacional, com 85 golos em 154 jogos, ficaram de fora mais nove jogadores que estiveram no campeonato do mundo: Quaresma, João Mário, João Moutinho, Adrien, Manuel Fernandes, Ricardo Pereira, José Fonte, Bruno Alves e Anthony Lopes.
Para preencher tantos lugares na convocatória, o selecionador Fernando Santos chamou pela primeira vez Gedson Fernandes, Cláudio Ramos, Pedro Mendes e Sérgio Oliveira e promoveu os regressos de João Cancelo, Luís Neto, Pizzi, Renato Sanches, Rúben Neves, Bruma e Rony Lopes.
O selecionador croata, Zlatko Dalic, também teve de abdicar de seis jogadores do plantel que brilhou a grande altura na fase final do Mundial2018, entre os quais Subasic e Manduzkic, que terminaram a carreira na seleção, mas não prescindiu das principais referências da vice-campeã mundial.
Os médios Modric, melhor jogador do Mundial2018 e que se impôs a Cristiano Ronaldo na recente eleição para o prémio de jogador do ano da UEFA, e Rakitic e o avançado Perisic foram muito responsáveis pelo sucesso recente da Croácia e serão as principais ameaças para a defesa lusa.
O primeiro encontro que as duas seleções vão disputar após o campeonato do mundo, no qual Portugal foi eliminado nos oitavos de final, ao perder por 2-1 com o Uruguai, servirá também de preparação para a estreia na Liga das Nações, uma nova competição que visa tornar os jogos particulares mais atrativos.
A seleção nacional recebe no Estádio da Luz quatro dias mais tarde a Itália, que falhou o apuramento para o Mundial2018, na estreia no Grupo 3 da Liga das Nações - do qual faz parte também a Polónia -, enquanto a Croácia joga em Espanha no dia seguinte, para o Grupo 4.
O jogo particular entre as seleções de Portugal e da Croácia vai disputar-se na quinta-feira, no Estádio Algarve, com início às 19:45 horas.
Comentários