O selecionador nacional convocou 32 jogadores para a dupla jornada de preparação contra Suécia e Eslovénia, que antecede a convocatória final para o Europeu 2024. Além destes nomes, há outros que ficaram de fora e que também têm hipótese de integrar a lista final para o Europeu 2024 de futebol, que se realiza na Alemanha.

Tendo isso em consideração o SAPO Desporto fez um exercício hipotético para tentar perceber aqueles que já deverão ter um bilhete garantido para o Campeonato da Europa deste ano e aqueles que correm por fora e vão dar tudo nestes últimos meses para provar a Roberto Martínez que merecem um lugar na lista final.

Guarda-redes

A baliza é o setor onde parece haver menos dúvidas para o selecionador nacional, uma vez que apenas chamou três guardiões. Diogo Costa deverá ser o titular, contando com a preciosa ajuda de Rui Patrício (escolha principal dos últimos anos) e José Sá. De fora ficaram jogadores como Anthony Lopes, Rui Silva ou Bruno Varela, que dificilmente terão lugar, a menos qua algum dos elementos anteriores se lesione.

Defesa

Na primeira linha de Portugal há que considerar que a estratégia adotada por Martínez pode ser decisiva para o número de jogadores convocados. Tendo em conta que quando chegou implementou um sistema de cinco defesas e que nos últimos tempos retomou a linha de quatro, há a possibilidade de chamar quatro centrais, tendo em Danilo Pereira o quinto elemento híbrido que pode desempenhar as funções de médio ou defesa.

Pepe, Rúben Dias, António Silva e Danilo terão vaga assegurada, sendo que Gonçalo Inácio, Diogo Leite e Toti Gomes lutam por uma (ou duas) vagas disponíveis, sendo que todos têm características diferentes e partem praticamente em pé de igualdade.

Nas laterais João Cancelo e Diogo Dalot têm sido dois jogadores preponderantes na manobra defensiva e devem ter lugar garantido na convocatória final. Estes laterais também podem jogar à esquerda e esse fator aumenta as dúvidas. Ainda assim, Raphael Guerreiro e Nuno Mendes são dois jogadores bastante apreciados pelo selecionador, o que deixa Nélson Semedo e João Mário com menos esperanças de serem convocados, mas não é certo que se deva descartar essa possibilidade.

Médios

Esta parece a zona do terreno onde haverá mais certezas, além da baliza. No miolo há elementos que foram sendo sempre chamados no período de qualificação e que, em condições normais, são imprescindíveis na Seleção Nacional. Rúben Neves, João Palhinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva parecem ser escolhas certas, enquanto Otávio, João Neves, Vitinha e Matheus Nunes correm por fora atrás de um lugar, assim como William Carvalho, embora seja muito menos provável.

Avançados

Este setor é aquele onde há mais dúvidas. Considerando que Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, João Félix e Gonçalo Ramos deverão constar da lista final, que tem ainda Diogo Jota, Ricardo Horta e Pedro Neto lesionados, mas como possíveis candidatos caso recuperem das respetivas lesões. Esta convocatória vai permitir a Roberto Martínez observar Francisco Conceição, Bruma, Francisco Trincão e Jota Silva, mas seguramente não vai haver lugar para todos na comitiva portuguesa. Pedro Gonçalves ainda não foi chamado, mas mantém a esperança que possa ter uma oportunidade.  Na frente de ataque, André Silva e Gonçalo Guedes ainda sonham com um lugar entre os eleitos.

Nota: João Mário e Rafa também eram nomes que podiam ser considerados neste exercício, mas abdicaram de representar a Seleção Nacional.

Tendo tudo isto em consideração, esta é a convocatória provável para o Campeonato da Europa 2024, com a ressalva que a lista final só será revelada em maio e que, por isso, ainda pode haver várias algumas mudanças. De momento os selecionadores poderão levar 23 jogadores, mas essa regra pode mudar até ao início do torneio.

Convocatória provável da Seleção Nacional para o Euro 2024 (23 jogadores):

Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício; João Cancelo, Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Gonçalo Inácio, Danilo Pereira, Raphael Guerreiro e Nuno Mendes; João Palhinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Otávio, Bernardo Silva e João Neves; João Félix, Rafael Leão, Diogo Jota (?), Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.

Lista dos 32 convocados para os jogos de preparação com Suécia e Eslovénia

Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá

Defesas: João Cancelo, Nélson Semedo, João Mário, Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Toti Gomes, Diogo Leite, Raphael Guerreiro e Nuno Mendes

Médios: João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Bruno Fernandes, Vitinha, Otávio, Matheus Nunes e Bernardo Silva

Avançados: Francisco Conceição, Jota Silva, Trincão, Bruma, João Félix, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos