Toti é grande surpresa numa lista de 26 convocados de Roberto Martínez e que conta com os regressos de Nelson Semedo, Renato Sanches e Ricardo Horta e com a exclusão esperada do lateral esquerdo Nuno Mendes, devido a lesão.

“Vi o Semedo como um jogador que esteve bem durante seis meses. Cancelo será utilizado para a esquerda. É uma boa oportunidade. Temos muitas opções, como Buta ou Mário Rui, mas desta vez fizemos estas opções”, explicou o técnico espanhol.

Em fase de final de temporada, Martínez confessou que o estágio de junho das seleções é sempre complicado devido ao cansaço físico e mental dos jogadores, situação que levou o treinador de 49 anos a antecipar a divulgação da lista de convocados, de modo a preparar melhor essa situação.

“Em junho, é um estágio muito complicado. Com a convocatória mais cedo, estamos a dar condições aos jogadores para descansar para chegar com frescura mental ao estágio, mais do que frescura física. O estágio de junho é sempre delicado", disse.

Portugal recebe a Bósnia-Herzegovina em 17 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa, às 19:45, e ruma à Islândia para defrontar a seleção local três dias depois, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, às 19:45 (hora de Lisboa).

No arranque da qualificação, nos dois jogos que marcaram a estreia absoluta de Martínez no comando da seleção nacional, Portugal bateu o Liechtenstein, por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e foi ao Luxemburgo golear por 6-0.

A equipa das ‘quinas’ lidera o Grupo J com seis pontos, seguida da Eslováquia, que tem quatro, e de Bósnia e Islândia, ambos com três. O Luxemburgo, com apenas um ponto, e o Liechtenstein, sem pontos, ocupam os últimos lugares.

Apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro2024.