O recordista Galatasaray sagrou-se hoje tricampeão turco de futebol pela primeira vez no século XXI, ao superiorizar-se na receção ao Kayserispor (3-0), em jogo da 36.ª e antepenúltima jornada do campeonato, consumando o 25.º título.

Em Istambul, os anfitriões já venciam ao intervalo por 2-0, graças aos golos do nigeriano Victor Osimhen (minuto 26) - fortaleceu a liderança isolada dos melhores marcadores da prova, ao chegar aos 25 tentos -, e de Baris Alper Yilmaz (29), sendo que o guarda-redes uruguaio e capitão Fernando Muslera ainda dilatou diferenças de grande penalidade (89).

O extremo português Miguel Cardoso foi totalista pelo Kayserispor, 11.º colocado, com 44 pontos, numa classificação encabeçada pelo Galatasaray, com 89, que já não vencia três edições seguidas da prova desde 1999/00, quando atingiu o único ‘tetra’ do futebol turco.

O Galatasaray igualou o melhor ciclo de resultados na prova, com seis êxitos seguidos, e garantiu a entrada direta na fase de liga da Liga dos Campeões da próxima época, cujas pré-eliminatórias vão contar com a participação do ‘vice’ Fenerbahçe, de José Mourinho.

O conjunto do treinador português logrou o 25.º triunfo na prova na receção ao Eyupspor (2-1), com golos do marroquino Youssef En Nesyri (32 minutos) e do bósnio Edin Dzeko (84), enquanto Umut Meras (90+4) marcou na equipa de Rúben Vezo, suplente utilizado.

Se o Eyupspor, sexto, com 50 pontos, ficou mais longe da zona europeia, o Fenerbahçe segue na segunda posição, com 81, num pódio fechado pelo Samsunspor, terceiro, com 60, que ganhou na receção ao Sivasspor (1-0), e ultrapassou o Besiktas, quarto, com 59.

Com um tento de Rafa Silva (minuto 71), que ladeou João Mário no ‘onze’ - Gedson ficou de fora -, as ‘águias negras’ empataram fora com o Alanyaspor (1-1), orientado por João Pereira e com Nuno Lima a titular, ‘anulando’ o golo inicial do coreano Ui-Jo Hwang (40).

A equipa do antigo treinador do recém-campeão português Sporting segue no 16.º lugar, último de manutenção, com 39 pontos, contra 36 do Bodrumspor, 16.º e guiado por José Morais, que marcou igualmente passo na receção ao Trabzonspor (1-1), oitavo, com 47.

Taylan Antalyali adiantou os anfitriões (12 minutos), com Diogo Sousa de início e Pedro Brazão a partir do banco de suplentes, mas uma grande penalidade transformada pelo austríaco Muhammed Cham (76) valeria o empate à equipa de Pedro Malheiro, totalista.