O Sporting procura esta quarta-feira alcançar a sexta final da Taça da Liga frente ao Santa Clara, na ‘final four’, novamente disputada em Leiria.

Os leões, campeões nacionais, que conquistaram três das últimas quatro edições, vão disputar a presença na final, frente ao estreante Santa Clara, carrasco do FC Porto na fase de grupos, após terem sofrido frente ao Sporting de Braga (2-1) a primeira derrota interna caseira na era Rúben Amorim, após 38 jogos - 35 para o campeonato -, desde 17 de janeiro de 2020.

O treinador 'verde e branco', que ergueu os troféus das últimas duas edições – em 2019/20 pelo Sporting de Braga e na época passada já no Sporting – não vai poder contar com o capitão Coates na 'final four', defronta uns açorianos que tinham sido os primeiros a bater os lisboetas na presente edição da I Liga.

Taça da Liga: Plano de segurança reforçado para responder ao pico da pandemia
Taça da Liga: Plano de segurança reforçado para responder ao pico da pandemia
Ver artigo

À baixa do defesa central, que vai estar ao serviço da seleção do Uruguai, deverá juntar-se a do lateral Pedro Porro, marcador do golo da conquista sportinguista frente ao Sporting de Braga em 2020/21, enquanto o avançado Jovane Cabral, decisivo na qualificação para a final, face ao FC Porto, regressou no sábado às opções leoninas.

Do lado do Santa Clara, relativamente à vitória por 3-2 frente ao Sporting, há pouco mais de duas semanas, mudou o treinador – é agora Mário Silva em vez do interino Tiago Sousa – e saiu o médio brasileiro Jean Patric, autor do golo inaugural e de uma assistência no primeiro triunfo da história dos micaelenses frente aos lisboetas.

Caso repitam o feito, os açorianos, que não vão contar com o japonês Morita, chegam pela primeira vez à final de uma prova nacional, depois de já terem superado o melhor registo em provas a eliminar, com os quartos de final da Taça de Portugal em 2020/21.

Guia de forma

O Sporting venceu os cinco últimos jogos realizados na Taça da Liga, na qual marca há 15 jogos. Mas, o Santa Clara também ainda não perdeu nesta edição da prova: em três jogos, soma uma vitória e dois empates.

O Sporting chega a este encontro depois uma derrota, após duas vitórias consecutivas. Os leões marcam há 22 jogos - esta época, só ficaram em branco uma vez, frente ao Borussia Dortmund, na Champions.

Já o Santa Clara não perde há três jogos e marca há oito. Nos cinco últimos encontros, os açorianos só perderam um.

No entanto, enquanto o Santa Clara disputa a meia-final da Taça da Liga pela primeira vez, o Sporting está nesta fase da prova pela 9.ª vez: qualificou-se para a final por cinco vezes.

Histórico de confrontos

O histórico de embates entre as duas equipas é amplamente favorável ao Sporting. Este será, no total, o 14.º embate entre as duas equipas, sempre a contar para o campeonato nacional de futebol.

Em 13 jogos, o Sporting venceu dez (77%), empatou dois (15%) e perdeu um (8%).

Esta é a primeira vez que as duas equipas se defrontam na Taça da Liga. Nos 10 últimos jogos entre as duas equipas, o Sporting venceu nove, sendo que a única vitória do Santa Clara foi, precisamente, já esta época: na I Liga, os açorianos venceram em casa por 3-2 e infligiram a primeira derrota do campeonato aos leões.

A vitória mais dilatada do Sporting frente ao Santa Clara aconteceu em dezembro de 2019. Com Silas ao leme, a turma leonina marcou por Luiz Phellype, que bisou na partida, Bruno Fernandes, que ainda não tinha rumado a Manchester, e Bolasie.

Um resultado bem diferente daquele verificado no primeiro frente a frente de sempre entre os dois clubes, também nos Açores, na primeira jornada da época de 1999/2000, a primeira de sempre do Santa Clara no escalão principal e que terminaria com o Sporting como campeão.

O conjunto insular, treinado por Manuel Fernandes, chegou a estar a vencer por 2-0, com dois golos de Gamboa, mas o Sporting, ainda orientado por Giuseppe Materazzi, respondeu com dois golos na segunda parte, assinados por Edmilson e Beto Acosta.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Somos um clube grande, perante o Santa Clara, um excelente clube, que tem vindo a crescer, com muito bons jogadores. A responsabilidade é completamente diferente. Temos a responsabilidade maior. Sentia a mesma urgência no Braga. A grandeza do clube eleva a nossa responsabilidade, exigência dos sócios, temos que levar com naturalidade".

Mário, Silva, treinador do Santa Clara: "As duas equipas vão entrar com muita vontade de ganhar o jogo. Temos consciência e sabemos que o favoritismo está claramente do lado do Sporting, mas as duas equipas têm responsabilidade e tudo vão fazer para vencer. O Sporting é favorito, mas são 11 contra 11."

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem viu-se forçado a proceder a uma alteração na equipa de arbitragem do jogo entre Sporting e Santa Clara.

Nuno Almeida, que tinha sido inicialmente nomeado para dirigir a partida, está lesionado e vai ser rendido por António Nobre, previamente nomeado para as funções de VAR .

Deste modo, António Nobre e Nuno Almeida trocam de funções em relação à nomeação inicial, mantendo-se André Campos e Pedro Felisberto como assistentes, André Narciso como quarto árbitro e Nélson Pereira como assistente do VAR.