Sporting e FC Porto vão medir forças no sábado para decidir quem ergue o troféu da Taça da Liga 2022/23. E se os leões tentam conquistar a prova pela terceira vez consecutiva (pela quinta no seu historial), os dragões vão à procura de conquistar pela primeira vez aquela que é a única competição que teima em fugir ao seu palmarés.

De facto, os verdes e brancos têm-se dado muito melhor do que os dragões na Taça da Liga e os embates entre os dois emblemas na prova mostram isso mesmo. O embate de sábado será o sexto frente-a-frente entre Sporting e FC Porto nesta competição e nos anteriores cinco jogos, os leões nunca perderam. O registo é de dois empates para os de Alvalade e três empates. Porém, dois desses três empates acabaram por resultar também em triunfo leonino, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Recorde os anteriores cinco encontros entre Sporting e FC Porto para a Taça da Liga

2008/09, meias finais: Sporting 4-1 FC Porto (Estádio José Alvalade)

A primeira vez que as duas equipas mediram forças nesta competição correspondeu também ao embate mais desequilibrado dos cinco. Foi a 4 de fevereiro de 2009, nas meias-finais, num jogo em que o FC Porto entrou em campo com um onze bem diferente da sua equipa habitual.

Os dragões, então treinados por Jesualdo Ferreira, até marcaram primeiro, por intermédio do marroquino Tarik Sektioui. Só que os leões, de Paulo Bento, que apresentaram praticamente todos os seus habituais titulares, deram por completo a volta aos acontecimentos. Leandro Romagnoli marcou por duas vezes de penálti, antes de Derlei bisar, também ele, na partida e fixar o resultado em 4-1.

Os verdes e brancos, porém, acabariam depois por perder a final no desempate por penáltis, frente ao Benfica, num jogo marcado por uma suposta mão de Pedro Silva que valeu uma polémica grande penalidade às águias.

2013/14, fase de grupos: Sporting 0-0 FC Porto (Estádio José Alvalade)

O segundo embate deu-se quase quatro anos depois e foi para a fase de grupos da edição 2013/14 da prova. Foi o único em que os leões não terminaram com razões para sorrir, com a partida a terminar sem golos.

Treinado por Leonardo Jardim, o Sporting vinha da sua pior temporada de sempre e não tinha, sequer, estatuto de cabeça-série na prova, daí ter acabo por 'cair' no mesmo grupo dos dragões. Frente ao FC Porto de Paulo Fonseca e a jogar em casa, os verdes e brancos até atacaram mais e criaram as melhores oportunidades, mas ninguém conseguiu desfazer o nulo.

João Pinheiro é o árbitro da final entre Sporting e FC Porto
João Pinheiro é o árbitro da final entre Sporting e FC Porto
Ver artigo

As duas equipas terminariam o grupo com os mesmos sete pontos, mas seria o FC Porto a seguir em frente por ter mais um golo marcado. Os dragões, contudo, acabariam eliminados nos penáltis pelo Benfica nas meias-finais, numa edição da prova uma vez mais conquistada pelas águias.

2017/18, meias-finais: Sporting 0-0 FC Porto, 4-3 pen (Estádio Municipal de Braga)

Novo duelo entre leões e dragões na Taça da Liga só em 2018, já no formato 'final four'. Em Braga, ao fim de 90 minutos mais um nulo. No banco do FC Porto já estava Sérgio Conceição, enquanto no do Sporting figurada Jorge Jesus.

Sem golos no tempo regulamentar, a passagem à final foi decidida no desempate por penáltis e o Sporting levou a melhor por 4-3. Rui Patrício defendeu grandes penalidades cobradas por Herrera e Aboubakar, Casillas também defendeu duas (uma de Coates, outra de William Carvalho), mas no 'mata mata' Brahimi Brahimi atirou ao 'ferro' e Brian Ruiz não perdoou.

O Sporting passou à final e conquistou a Taça da Liga pela primeira vez na sua história ao derrotar, também nos penáltis, o Vitória de Setúbal.

2018/19, final: Sporting 1-1 FC Porto, 1-3 pen (Estádio Municipal de Braga)

Um ano depois, no mesmo palco, Sporting e FC Porto reencontraram-se, mas desta feita na final. E o desfecho foi o mesmo, com os leões a levarem a melhor novamente no desempate por penáltis. Desta vez, contudo, houve golos: Fernando Andrade deu vantagem aos azuis e brancos aos 79 minutos, mas nos descontos Bas Dost, de penálti, restabeleceu a igualdade para os verdes e brancos, então treinados pelo neerlandês Marcel Keizer.

Nas grandes penalidades, Éder Militão, Hernâni e Felipe falharam para o FC Porto (só Alex Telles marcou), enquanto no Sporting Dost, Bruno Fernandes e Nani não erraram, garantindo ao Sporting a segunda Taça da Liga do seu palmarés.

2020/21, meias-finais: Sporting 2-1 FC Porto (Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria))

Duas temporadas depois, novo duelo. Novamente nas meias-finais, novamente com o FC Porto a marcar primeiro e novamente com o Sporting a levar a melhor.

Moussa Marega marcou para o FC Porto aos 79 minutos e pensou-se que os dragões iriam, enfim, quebrar a malapata. Só que Jovane Cabral tinha outras ideias. O internacional cabo-verdiano tinha sido lançado por Rúben Amorim pouco antes do golo do FC Porto e, com dois golos nos dez minutos finais, virou o jogo, colocando o Sporting na final.

Na final, o Sporting acabaria por levar a melhor sobre o Braga, chegando aos três título na Taça da Liga (somou, depois, o quarto na temporada passada, igualmente em Leiria).