O sorteio ditou que o atual primeiro classificado, à condição, e o lanterna vermelha do campeonato português voltassem a medir forças, agora para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
O Benfica viaja até ao Minho, esta quinta-feira, com o intuito de aproveitar o bom momento para poder voltar a ambicionar com um lugar no Jamor. Embora os encarnados sejam os recordistas da competição, com 26 taças, as águias não conseguem conquistar a prova rainha desde a época 2016/2017, na altura ao comando de Rui Vitória.
Por sua vez, o Vizela quer acabar com o mau momento e sonhar com um lugar nas meias finais da competição.
Momento de forma:
As águias continuam a todo o gás e, depois de duas goleadas para o campeonato, a eliminação nas meias finais da Allianz Cup, pelo Estoril, nas grandes penalidades, já faz parte do passado. Atualmente no primeiro lugar do campeonato, à condição, a equipa de Roger Schmidt segue com os olhos postos numa nova competição, a Taça de Portugal.
Na última eliminatórias as águias tiveram pela frente um grande desafio, depois de eliminarem o SC Braga num jogo em que as águias venceram por 3-2, com Arthur Cabral a estar em grande destaque pelas águias. Na quarta eliminatória as águias receberam e venceram o Famalicão, por 2-0, e na terceira eliminatória foram ao reduto do Lusitânia de Lourosa, golear, por 1-4, a equipa do quarto escalão português.
Roger Schmidt não pode contar com o novo reforço, Gianluca Prestianni, oficializado no último dia do mercado, devido a uma lesão no tornozelo, que o deverá afastar por três semanas. Também Juan Bernat continua indisponível para a convocatória do jogo deste domingo, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica.
Se o momento do Benfica é pautado por vitórias, o do Vizela é pautado por derrotas. Já são quatro jogos em que a equipa de Rúben de la Barrera não consegue somar pontos no campeonato, continuando assim como o lanterna-vermelha da Primeira Liga portuguesa.
A última vitória do Vizela foi mesmo para a Taça de Portugal, frente ao Arouca, por 1-0, nos oitavos de final da competição. Para chegar aos quartos, o conjunto vizelense teve ainda de eliminar o Estrela da Amadora e o Atlético Clube de Portugal.
A nível de ausências, Pedro Ortiz continua a ser ausência por lesão, assim como Samu, que por acumulação de amarelos não entrará nas contas de Rúben de la Barrera. Também Houssem Mrezigue está em dúvida para o encontro.
Histórico:
O encontro desta quinta-feira marca a décima partida entre os dois emblemas, uma vez que, o ressurgimento do Vizela na I Liga de futebol aconteceu na temporada 2021/2022, depois de uma estreia em meados dos anos 80. O primeiro encontro entre as duas equipas data a época 1984/1985, com uma vitória para os encarnados, por 1-2, com golos de Carlos Manuel e Michael Manniche para as águias e de Maurício para a formação vizelense.
O primeiro jogo entre as duas formações veio ditar o paradigma dos restantes jogos, com oito vitórias para o Benfica e apenas um empate, a um golo, na época 2021/2022, no Estádio da Luz.
Na Taça de Portugal, este será o segundo encontro, com as águias novamente em vantagem no histórico entre as duas equipas, com uma vitória por 1-2, no terreno do Vizela, que ditou a eliminação da equipa da casa na quarta eliminatória, em 2019/2020.
Por norma os jogos entre as duas equipas são pautadas pelo equilíbrio no resultado, como foi comprovado na primeira volta, com uma vitória dos comandados de Roger Schmidt por 1-2.
O que dizem os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica:"A Taça é sempre especial, não tem nada a ver com o campeonato. Se estás nesta ronda, significa que tens qualidade, uma grande mentalidade e que tens de ser levado a sério. Espero um jogo difícil. Nunca é fácil jogar em Vizela. Em rondas anteriores, eles mostraram que são uma boa equipa. Estamos preparados e o nosso objetivo é chegar à meia-final"
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro Hélder Carvalho para dirigir a partida, contando com Paulo Brás e Nélson Pereira como assistentes. Miguel Fonseca será o quarto árbitro e Rui Oliveira vai estar no videoárbitro, com assistência de João Bessa Silva.
O Vizela e o Benfica jogam os quartos de final da Taça de Portugal, esta quinta-feira, no Estádio Clube Vizela, com início marcado para as 20h45 e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários