O duelo entre o recordista Benfica e Sporting de Braga, finalista vencido na última temporada, promete ‘aquecer’ os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, com o FC Porto, detentor do troféu, a jogar no Estoril.

O sorteio realizado hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras, foi mais ‘simpático’ para o Sporting, que vai continuar a atuar em Alvalade e novamente perante um rival de escalão inferior, neste caso o Tondela, da II Liga.

Tal como já tinha acontecido em 2022/23, Benfica e Sporting de Braga voltam a encontrar-se na Taça de Portugal, agora nos ‘oitavos’ (da última vez foi no ‘quartos’) e no Estádio do Luz, depois de os ‘encarnados’ terem sido eliminados no Minho.

O clube lisboeta é recordista de títulos da prova ‘rainha’, com 26, mas é preciso recuar até 2016/17 para encontrar a última conquista das ‘águias’, registando uma ‘seca’ de seis temporadas sem levantar a taça no Estádio Nacional.

Já o Sporting de Braga esteve no Jamor na última época, mas foi derrotado pelo FC Porto por 2-0, naquela que foi a sua oitava final. Os minhotos conquistaram três vezes a competição, a última em 2020/21, precisamente diante da formação benfiquista.

O FC Porto, 19 vezes vencedor, vai encontrar um rival da I Liga, mas um emblema com pouca tradição na Taça de Portugal, tendo sido finalista apenas uma vez e há quase um século, em 1943/44, quando perdeu 8-0 com o Benfica.

Na I Liga, o Estoril segue em 13.º lugar, mas está apenas um ponto acima da zona de despromoção.

Depois de ‘esmagar’ o Dumiense, do Campeonato de Portugal, por 8-0, o Sporting continua o seu percurso na Taça em Alvalade e vai receber o Tondela, atual oitavo classificado da II Liga e formação que há duas épocas chegou mesmo ao Jamor, naquela que foi a sua melhor prestação de sempre.

Os ‘leões’ têm no museu 17 Taças de Portugal, a última referente a 2018/19.

O Vitória de Guimarães, uma vez vencedor e seis vezes finalista vencido, recebe o Penafiel, do segundo escalão, enquanto Vizela e Arouca protagonizam mais um duelo entre emblemas primodivisionários.

O Gil Vicente vai receber em Barcelos o Amarante, o único representante do quarto escalão, seguindo-se jogos entre equipas da II Liga: Marítimo-União de Leiria e Santa Clara-Nacional.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.