As três equipas anteciparam os seus jogos para sábado, com o Sporting a ser o primeiro a entrar em acção, a partir das 17:00, num jogo em que Paulo Sérgio tem algumas debilidades na frente do ataque.

Hélder Postiga, moralizado pela chamada à seleção e pelo golo que marcou frente à Islândia, é a aposta viável, face às dúvidas em relação a Liedson, Saleiro ou Yannick, que têm apresentado problemas físicos.

No Estoril, o técnico Vinicius Eutrópio tem quase todos os jogadores disponíveis, excepção ao médio Joãozinho, que tem estado condicionado.

Benfica e FC Porto têm a grande vantagem de jogar em casa, com os “encarnados” a receberem o Arouca, da Liga de Honra, e os “dragões” a defrontarem o Limianos, equipa que milita na terceira divisão.

O líder da Liga, o FC Porto, entra primeiro em campo, a partir das 19:00, num jogo em que o técnico André Villas-Boas poderá dar alguns minutos a jogadores menos utilizados e que também marca o início da defesa de um troféu que a equipa conquistou nas duas últimas épocas.

O Benfica, depois de um mau início de campeonato, já começou a recuperar terreno, sobretudo com as vitórias em casa frente ao Sporting (2-0) e Braga (1-0), e ocupa o segundo lugar na Liga, com os mesmos pontos do Olhanense e Guimarães e a sete do FC Porto.

Na última época, apesar da grande campanha no campeonato e da conquista da Taça da Liga, o Benfica não foi além da quarta ronda da Taça, surpreendido em casa pelo Vitória de Guimarães (0-1), à quarta eliminatória.

Esta época, os “encarnados” iniciam a prova com a recepção ao Arouca, oitavo classificado da Liga de Honra, que no último domingo impôs em casa um empate à Académica (2-2), em jogo da segunda fase da Taça da Liga.

Domingo disputa-se o único jogo entre equipas da Liga, com a Naval (14.ª) a receber o Marítimo (15.º).

Frente a frente estão duas equipas que têm realizado um campeonato muito fraco: a Naval, que vai estrear o técnico Rogério Gonçalves, conta apenas única vitória (frente ao Portimonense) e os insulares ainda não venceram.

Na quarta ronda da Taça está já o Sporting de Braga, depois de ter vencido domingo, em Sintra, o 1.º de Dezembro, por 2-1.

Programa da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal:

- Domingo, 10 out:
1.º Dezembro (III) – Sporting Braga (L), 1-2.

- Sábado, 16 Out:
Gil Vicente (LH) - Vitória Setúbal (L), 16:00.
União Leiria (L) - União Madeira (II), 16:00.
Estoril-Praia (LH) – Sporting (L), 17:00.
FC Porto (L) – Limianos (III), 19:00.
Benfica (L) - Arouca (LH), 21:00.

- Domingo, 17 Out:
Operário (II) - Moreirense (LH), 15:00.
Naval (L) - Marítimo (L), 15:00.
Sertanense (II) - Olhanense (L), 15:00.
Cesarense (II) - Académica Coimbra (L), 15:00.
Portimonense (L) - Cinfães (III), 15:00.
Mirandela (III) - Beira-Mar (L), 15:00.
Paços Ferreira (L) - São João Vêr (III), 15:00.
Anadia (II) - Feirense (LH), 15:00.
Ribeirão (II) - Belenenses (LH), 15:00.
Juventude Évora (II) - Santa Clara (LH), 15:00.
Rio Ave (L) - Estrela Vendas Novas (III), 15:00.
Carregado (II) - Fátima (LH), 15:00.
Leixões (LH) - Mafra (II), 16:00.
Vitória Guimarães (L) - Malveira (III), 16:00.
Nacional (L) - Padroense (II), 16:00.
Varzim (LH) - Gondomar (II) – suspenso.