O Sporting deu a volta ao Benfica no prolongamento e venceu a Taça de Portugal, fazendo assim a dobradinha, depois de ter conquistado o campeonato. A arbitragem, a cargo de Luís Godinho, foi muito contestada, principalmente pelo Benfica. O juiz de Évora teve muito trabalho, com muitos casos por resolver: anulou um penálti ao Benfica, anulou um golo aos Encarnados, num jogo com muitos lances duvidosos.

Eis os principais casos do Benfica 1-3 Sporting

Sporting, Caso, Gonçalo Inácio aos 11': Não há penálti para o Benfica! Maxi Araújo afasta de cabeça um cruzamento de Kokçu, a bola sobra para o remate de Bruma que foi ao braço de Gonçalo Inácio. Luís Godinho assinalou a grande penalidade mas depois de ouvir o VAR anulou a decisão, havia fora de jogo do turco no início da jogada.

Benfica, Caso, Dahl aos 36': Dahl fica queixoso depois de um lance com Geny Catamo.

Sporting, Caso, Geny aos 37': Falta de Dahl sobre Geny Catamo, que fica muito queixoso. O Sporting pedia amarelo para o sueco, que seria o segundo.

Benfica, Golo Anulado, Bruma aos 50': Jogada à direita com Tomás Araújo a combinar com Pavlidis, o grego assiste Bruma que na cara de Rui Silva remata para o fundo das redes leoninas. Chamado pelo VAR, Luís Godinho foi ver as imagens e anulou o lance por falta de Carreras sobre Trincão no início da jogada. Golo anulado e amarelo para o espanhol!

Benfica, Caso, Belotti aos 92': Belotti ficou caído à entrada da área depois de lance com Gonçalo Inácio, encarnados pediam falta, Luís Godinho a deixar seguir.

Benfica, Caso, Belotti aos 90'+5': Belotti fica queixoso depois de um duelo com Matheus Reis, foi pisado na cabela, mas Luís Godinho manda seguir,

Sporting, Penálti, Gyokeres aos 90'+9': Renato Sanches toca o sueco dentro da área, Luís Godinho não tem dúvidas e aponta para a marca dos 11 metros.

Sporting, Cartão Amarelo, Geovany Quenda aos 101': Confusão de Quenda com Carreras a render-lhe o amarelo.

Golo do Sporting, Harder aos 99'. Benfica 1-2 Sporting: Na sequência do canto, cruzamento de Trincão, Harder nas alturas com um cabeceamento certeiro a bater Samuel Soares e a colocar o Sporting em vantagem!

Benfica, Cartão Amarelo, Samuel Soares aos 114': O guarda-redes encarnado viu amarelo porque saiu da sua zona para troca de palavras com Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões que estão nas bancadas a ver o jogo.

O bicampeão nacional em título Sporting conquistou hoje a Taça de Portugal em futebol pela 18.ª vez, ao vencer o Benfica por 3-1, após prolongamento, na final da 85.ª edição da prova, no Estádio do Jamor, em Oeiras.

O dinamarquês Conrad Harder, aos 99 minutos, e Francisco Trincão, aos 120+1, deram o triunfo aos ‘leões’, depois de o sueco Viktor Gyökeres, de penálti, forçar o tempo extra, já aos 90+11, igualando o tento inicial do turco Orkun Kökçü, aos 47.

No ranking da prova, o Sporting, que não vencia desde 2018/19 e selou a sétima ‘dobradinha’ da sua história, 23 anos depois, manteve o terceiro lugar, com 18 títulos, atrás do Benfica, com 26, o último em 2016/17, e do FC Porto, com 20.