Com o fim do ano a aproximar-se, é hora de fazer um balanço e recordar o que se passou em 2023. Nesta seleção, escolhemos algumas frases que marcaram o ano desportivo que agora termina.

Seleção de frases que marcaram a atualidade desportiva em 2023

“Pelé é eterno. É um ícone do futebol mundial. O primeiro a fazer coisas que 99% apenas pode sonhar e 1% conseguiu fazer depois dele.”

Gianni Infantino, presidente da FIFA, à chegada ao velório do antigo futebolista

“Sou um jogador único, bati todos os recordes, é uma boa oportunidade, este contrato é único, mas eu sou um jogador único, por isso é normal.”

Cristiano Ronaldo, na apresentação como novo jogador do Al Nassr

“As decisões no futebol têm de ser tomadas no terreno de jogo. Não tomo decisões por despacho. Quero conhecer todos os jogadores, contactar com todos, falar com os 26 que estiveram no último Mundial. Esse será o meu ponto de partida. Portanto, o Cristiano [Ronaldo] será um deles.”

Roberto Martínez, na apresentação como novo selecionador nacional

“Quero fazer na Polónia o que fiz na Grécia e em Portugal. Quero deixar um legado, algo que permaneça (...), quero lançar as bases para a construção de uma nova seleção, centrando-me também nas camadas jovens.”

Fernando Santos, durante a apresentação como selecionador da Polónia

“Como toda a gente, quero viver a minha vida em liberdade. Sem medos, preconceitos, sem violência, mas sim com amor. Sou homossexual e não me quero esconder mais.”

Jakub Jankto, futebolista internacional checo

“Nunca me arrependi de estar aqui. Estou muito feliz aqui, muito grato ao país e ao povo todo pelo carinho, as mensagens, tudo. Estou muito contente.”

Pedro Pablo Pichardo, no regresso a Lisboa, após se ter sagrado bicampeão europeu do triplo salto em pista coberta, em Istambul

“Sérgio Conceição calado faz um bom discurso.”

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, referindo-se ao silêncio a que se autopropôs Sérgio Conceição, alegadamente em protesto face à denúncia feita pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, na sequência das críticas à arbitragem após a derrota com o Gil Vicente (2-1)

“Fico contente que ele [Pedro Pichardo] traga uma medalha. Mas isto espelha o quê? Interesse de quem? Quem é que lucrou com isso? Foi Portugal! Claro, é bom, no curto prazo. Foi um investimento feito no curto prazo. Foi comprado um atleta para poder ter resultados a curto prazo.”

Nelson Évora, ex-atleta português do triplo salto

“Quando dizes [Nelson Évora] que fui comprado estás a faltar-me ao respeito. Não sou uma prostituta nem sou como tu que saíste mal do clube porque te ofereceram mais.”

Pedro Pichardo

“Dizer que a federação compra atletas é intolerável. Apoiamos atletas para chegarem à excelência. Dizer que não apoiamos jovens e que apostamos na compra de atletas é de uma injustiça tremenda.”

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

“Apesar de mal interpretado, aquilo que quis frisar com a questão das nacionalidades é que todos os atletas, nas mesmas circunstâncias, merecem as mesmas oportunidades de igualdade para representar Portugal.”

Nélson Évora

“Rafa é um jogador fantástico. Tentei falar com ele, mas ele achou que o seu tempo na seleção acabou. Temos de respeitar. É a sua opinião e é um jogador com muita experiência.”

Roberto Martínez

“[A chegada de Roberto Martínez foi uma] lufada de ar fresco [na seleção].”

Cristiano Ronaldo

“Não, é simplesmente um treinador novo, com ideias novas. Não há lufada de ar fresco nenhuma. É só um período de transição. O ambiente na Seleção sempre foi bom.”

Bruno Fernandes, futebolista do Manchester United e da seleção nacional

“Ar fresco era se tirassem o Ronaldo da seleção. Portou-se mal com Fernando Santos, com os colegas e com os portugueses. Ronaldo tem um cifrão em cada olho e Bruno Fernandes só disse a verdade.”

Manuel José, treinador de futebol

“Isto [caso do Saco Azul no Benfica] é um nojo, não há outra forma de o classificar. Um nojo não diferente do Apito Dourado de há 20 anos, um nojo que não pode ter lugar no futebol português e que a justiça tem de limpar.”

Frederico Varandas, presidente do Sporting

"[O Estádio da Luz] É o nosso salão de festas.”

Pinto da Costa, após a vitória dos ‘dragões’ sobre o Benfica, no Estádio da Luz

“Por mim, podem acabar com o VAR no futebol!”

Roger Schmidt, treinador do Benfica, após a eliminação da Liga dos Campeões frente ao Inter de Milão

“Obrigado por acreditarem desde a primeira jornada, e obrigado em nome de todo o povo benfiquista. Somos campeões nacionais.”

Rui Costa

“Obrigado por tudo, benfiquistas. Há um ano, no aeroporto, perguntaram-me porque estava aqui e eu disse que amava o futebol e se amas o futebol amas o Benfica. Não foi uma frase pensada, era a ideia que eu tinha e, um ano depois, tudo se confirmou. Estar no Benfica é o melhor que podes ter no futebol.”

Roger Schmidt

“Nunca abdicarei de vir cá [seleção nacional], porque é sempre um sonho. Fazer 200 internacionalizações não é para qualquer um, demonstra o amor que tenho pelo meu país e pela nossa seleção.”

Cristiano Ronaldo, em conferência de imprensa antes do jogo com a Islândia, da quarta jornada do Grupo J de qualificação para o Euro2024

“[Pinto da Costa] É alguém que merece toda a estima e consideração apesar dos muitos desgostos que me tem infligido enquanto adepto do Benfica. Uma coisa é ser benfiquista, outra coisa é exercer as minhas funções enquanto primeiro-ministro.”

António Costa, primeiro-ministro, numa visita ao Museu do FC Porto

“Tive muitas propostas de muitos lugares, mas tinha a ilusão, a vontade, o entusiasmo e a força de voltar a casa outra vez, de me sentir feliz novamente. Sinceramente, escolhi com o coração e nada mais.”

Di Maria, futebolista do Benfica

“Estou sem palavras, ainda não acredito.”

Diogo Ribeiro, nadador português, após a conquista da medalha de prata nos mundiais de Natação em Fukuoka, Japão

“A Liga saudita mudou completamente o mercado. Há um ano, quando Cristiano Ronaldo foi o primeiro, ninguém poderia imaginar quantos grandes, muito grandes, extraordinários jogadores iriam jogar na Liga saudita.”

Pep Guardiola, treinador do Manchester City

“Infelizmente está fora do Mundial a equipa que não o merecia. Fizemos um jogo enorme, dos melhores nos últimos anos. Fomos coletivos, não tivemos medo, fizemos o que tínhamos de fazer, fomos muito competitivos. Eu, como treinador, e todos os portugueses, só temos de estar orgulhosos destas jogadoras.”

Francisco Neto, selecionador nacional, após o Portugal – Estados Unidos, do Mundial feminino de futebol, disputado no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, e que terminou com um empate 0-0

“Se Benfica e o meu Braga fecharem negócios com clubes russos [para a venda de jogadores], esse dinheiro virá a pingar com o sangue das crianças que morrem todos os dias na Ucrânia. E muitas dessas crianças amavam o futebol.”

Paulo Fonseca, treinador português

“Foi espontâneo, mútuo, eufórico e consentido, o que tem sido o mote de todas as críticas. Foi consentido, esta jogadora tinha falhado um penálti e eu tenho uma grande relação com todas as jogadoras, fomos uma família durante mais de um mês e tivemos momentos carinhosos durante toda a concentração.”

Luís Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, sobre o beijo que deu à futebolista Jenni Hermoso

“Quero esclarecer que, em nenhum momento, consenti o beijo que ele [Luis Rubiales] me deu e em nenhum caso procurei levantar o presidente. Não tolero que minha palavra seja questionada e muito menos que se inventem palavras que eu não tenha dito.”

Jenni Hermoso, futebolista espanhola

“Estou extremamente feliz. É uma motivação extra. Não posso esquecer que acabei de carimbar o passaporte para Paris2024 de forma espetacular. Não apenas pelo apuramento, mas com o título mundial, que é para dedicar a todos os portugueses que nos apoiam.”

Fernando Pimenta, canoísta, após o seu terceiro título Mundial no olímpico K1 1.000 metros, na Alemanha

“Somos jogadoras. E nunca vi Rubiales a dar um beijo na boca ao Sergio Ramos ou ao Carvajal [capitães da seleção masculina marcantes] quando ganharam títulos importantes. Isso, desculpem, é algo que não me entra na cabeça. Ele até podia estar eufórico, e acredito que sim… mas por outras razões, não por termos sido campeãs do mundo.”

Maria Dolores (‘Lola’) Gallardo, internacional espanhola e guarda-redes do Atlético de Madrid

“As nossas jogadoras ganharam duas vezes: uma no campo e outra dando uma lição ao mundo, uma lição de igualdade entre homens e mulheres.”

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, sobre as jogadoras de futebol entrarem em greve por o presidente da federação de futebol recusar demitir-se após o caso do beijo forçado

“Agora teremos o Mini [Francisco Conceição]. Que saiu a dizer mal e de borla. E o Sérgio Conceição de volta a fazer cenas no banco. E continua tudo cego. Culpam a SAD, os jogadores, os árbitros, o VAR, até o apanha-bolas, o anti-jogo dos adversários... ninguém vê o óbvio. Temos um treinador falhado. Agradeçamos o passado e xau que se faz tarde. Porque com ele não vamos lá. E não tem fair-play.”

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto

Q“Penso que reconhecemos que o futebol em Portugal está muito melhor. (…) Falar da mesquinhez, não, falarei sempre do futebol positivo e aquilo que aporta numa dimensão positiva. Não contem comigo. Há muita coisa a melhorar, claro que sim, mas temos um futebol muito melhor que o de ontem. São dores de crescimento e estamos a trabalhar.”

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

“O senhor quer que eu peça a demissão? Não peço.”

Fernando Santos, selecionador da Polónia, numa conferência de imprensa depois da derrota perante a Albânia, por 2-0

“Terei muito para dizer acerca desta decisão, mas não será hoje o dia. É um capítulo que se encerra, e a luta continuará.”

Rui Pinto, após ter conhecido a sentença de quatro anos de prisão, com pena suspensa, no julgamento do processo Football Leaks

“Quando vejo um adepto [Rui Moreira] criticar, da forma como o fez e pelo conteúdo, possivelmente não gostará desta grandíssima instituição que é o FC Porto.”

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto

“É o caminho que tenho de cumprir: estar preparado para ser o próximo presidente do FC Porto. Tenho essa ambição.”

André Villas-Boas, treinador de futebol

“Eu que sempre adorei Eusébio, e que sempre gostei de Pelé, não tenho dúvida em dizer que [Cristiano Ronaldo] é o melhor do Mundo.”

Fernando Santos, ex-selecionador nacional

“O que se passou [na assembleia geral] foi lamentável e uma derrota interna para os órgãos sociais do FC Porto, que assistiram impávidos e serenos a agressões e intimidações múltiplas de uma guarda pretoriana aos associados do FC Porto.”

André Villas-Boas

“Celebraremos 50 anos de democracia num cenário em que o FC Porto é uma ditadura. O que se passou ontem [segunda-feira] foi o dia mais negro do FC Porto.”

Cecília Pedroto, viúva de José Maria Pedroto

“Vi o que toda a gente viu. Vi o que as figuras do universo do FC Porto falaram. Constato que, após 40 anos, acordaram para a vida. Quem têm em casa e quem andaram a endeusar durante décadas.”

Frederico Varandas, sobre a assembleia-geral do FC Porto

“Quando um presidente de um clube como o Sporting aproveita oportunidades para ser contra mim e ver se me tira daqui, eu fico contente, é uma medalha para mim.”

Pinto da Costa

“[André-Villas-Boas] Se calhar pensou que eu ia morrer mais cedo, mas ainda vai ter de esperar para ir ao meu funeral. Ninguém ligou ao que ele disse na assembleia geral.”

Pinto da Costa

“Abel Ferreira é mais uma vez campeão no Brasil! Os treinadores portugueses continuam a elevar o nome e o talento do nosso Futebol além-fronteiras. Parabéns Abel.”

Pedro Proença, numa mensagem divulgada nas redes sociais

“Quero agradecer aos adeptos que nos apoiaram hoje. E para os outros, que fiquem em casa, por favor. Se não estão felizes com o que os jogadores fizeram hoje, como adeptos que são o melhor é ficarem em casa. Se eu sou o problema, se não sou bom, vou embora.”

Robert Schmidt, após o empate em casa (1-1) como Farense

“Não posso deixar de lamentar o que aconteceu ontem. Creio que em 120 anos da história do clube nunca se viu situação como a de ontem. Lamento profundamente, acho que não é este o respeito que o nosso treinador merece.”

Rui Costa, sobre os incidentes no decorrer do jogo em casa com o Farense entre adeptos e o treinador do Benfica