Albufeira venceu a candidatura a cidade Europeia do Desporto 2026, anunciou na sexta-feira o município, superando a candidatura de Paredes (Porto) e tornando-se na terceira cidade algarvia, a receber o reconhecimento, depois de Loulé (2015) e Portimão (2019).
A decisão da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe) foi transmitida na segunda-feira ao município do distrito de Faro e anunciada publicamente na quinta-feira à noite, durante a Gala do Desporto em Albufeira.
A ACES Europe é uma associação sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica, que atribui todos os anos os reconhecimentos de Capital Mundial, Capital Europeia, Região, Cidade, Ilha, Comunidade e Cidade do Desporto.
“Desde há quase quatro anos que nos empenhamos nesta candidatura, mantendo apoios a clubes e associações, investindo nos equipamentos desportivos e incentivando a prática desportiva de modo formal e informal. Conseguimos!”, refere o presidente da Câmara de Albufeira, citado numa nota da autarquia.
José Carlos Rolo diz que espera “contar com o contributo de todos os albufeirenses e de todas as estruturas desportivas locais, nacionais e internacionais para superar as expectativas deste novo título alcançado para o município”.
Segundo o autarca, “o movimento associativo é muito dinâmico em Albufeira e os apoios, quer financeiros, quer em espécie, não são uma despesa, mas sim um forte um investimento nas pessoas”.
“O que aqui temos é o resultado, a parte visível da consequência de todo um trabalho e do investimento feito no último ano e meio”, notou.
De acordo com a autarquia, foram feitos investimentos na requalificação dos equipamentos desportivos, em parques e noutras estruturas, para dotar os espaços de melhores condições para a prática desportiva ao longo de todo o ano.
Albufeira disputou o reconhecimento de Cidade Europeia do Desporto 2026 com o município de Paredes, do distrito do Porto.
O reconhecimento de Cidade Europeia do Desporto é um título atribuído pela ACES Europe a cidades com uma população entre os 25.000 e os 499.999 habitantes.
A distinção tem como propósito reconhecer as autarquias locais europeias que se diferenciam pela qualidade e empenho da sua ação no desenvolvimento do desporto, bem como promover na Europa as boas práticas neste setor.
Albufeira é a terceira cidade algarvia, depois de Loulé (2015) e Portimão (2019), e o 13.º município português a obter o reconhecimento.
Matosinhos, no distrito do Porto, foi designada como a Capital Europeia do Desporto 2025.
Comentários