Reações nas redes sociais à morte do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada:
- José Manuel Araújo (secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal): "O senhor desporto - querido José Manuel Constantino, que honra ter estado consigo ao longo de todos estes anos e viver a mais bela experiência pessoal na equipa que formou no Comité Olímpico de Portugal.
Como sabia que o tempo não perdoava, quis estar com todos em Paris. E que alegria tivemos com a primeira medalha da Patrícia [Sampaio], que se desfez em lágrimas ao ver um Presidente frágil fisicamente mas sempre um exemplo de resistência para todos os atletas e dirigentes. Descanse em paz, que a luta foi longa e muito dura".
- João Paulo Correia (antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto): "Faleceu ontem [domingo] à noite o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. Partiu no último dia dos Jogos Olímpicos e Portugal obteve a melhor prestação de sempre. Partiu uma das maiores referências do desporto. Um pensador inconformado e frontal. Deixou uma obra notável. Até sempre".
- Filipe Santana Dias (presidente da Câmara de Rio Maior): "Recebi com profunda tristeza a notícia da partida do professor José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Este grande homem do desporto nacional conquistou no seu percurso tudo o que havia para conquistar, deixando um legado de excelência em todos os cargos que desempenhou com brio, elevação e seriedade. Foi, durante todo o seu percurso, um grande amigo do concelho de Rio Maior, apoiando e incentivando todo o crescimento do desporto no nosso Concelho. Rio Maior, soube agraciar este enorme amigo em 2016, com a atribuição da medalha de honra da Cidade, fazendo justiça à excelente amizade que sempre uniu o concelho e esta grande personalidade do desporto nacional".
- Domingos Estanislau (antigo presidente do Clube Futebol Benfica): "Há três semanas escrevia este texto na página de José Manuel Constantino: 'Consideração sem limites, por um homem que sabe utilizar a palavra de forma muito eloquente e sempre assertiva. Um grande abraço José Manuel Constantino'. Hoje despeço-me com um 'Até sempre José Manuel', e acrescento: há homens que nunca morrem".
- Sónia Paixão (vice-presidente da Câmara Municipal de Loures): "Quis o destino que no dia em que terminam os Jogos Olímpicos Paris2024, durante a cerimónia de encerramento, tenhamos recebido a triste notícia da morte do professor José Manuel Constantino. Nesta edição em que Portugal deixou a sua melhor prestação de sempre, agradecemos também a ele. Como crente que sou, acredito que não existem coincidências e que este grande senhor, até no momento de partir, foi diferente. Com toda a certeza, lutou para que este momento não acontecesse durante os Jogos. O professor José Manuel Constantino deixa-nos um enorme legado, assim saibamos relembrar sempre as suas sábias palavras, tantas aqui escritas nas redes sociais, e continuar a fazer crescer o desporto em Portugal".
- Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal: "A AAOP envia as suas sentidas condolências a toda a família e amigos de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal".
Comentários