Aurélio Pereira, antigo responsável pelo departamento de recrutamento do Sporting, morreu hoje, aos 77 anos, anunciou hoje o clube campeão da I Liga portuguesa de futebol.

Antigo jogador dos ‘leões’, Aurélio Pereira tornou-se treinador no Futebol Benfica, antes de regressar ao Sporting, no qual criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação.

Ao longo da sua carreira, foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.

Assim que se soube da sua morte, várias figuras do futebol, e não só, lamentaram a perda do 'Senhor Formação'

Cristiano Ronaldo: "Nunca deixarei de estar grato por tudo o que fez por mim"

"Um dos grandes símbolos da formação mundial deixou-nos mas o seu legado viverá para sempre. Nunca deixarei de estar grato por tudo o que fez por mim e por tantos outros jogadores. Até sempre, Senhor Aurélio, obrigado por tudo. Descanse em paz", escreveu Cristiano Ronaldo.

Luís Figo: "O que significas para nós que nos formámos no nosso clube não tem palavras"

O antigo futebolista Luís Figo recordou hoje a importância de Aurélio Pereira, antigo responsável pelo recrutamento no Sporting que morreu hoje, na sua e na de muitos jogadores 'leoninos'.

"Este é um dos posts que nunca queres escrever, porque significa que já não estás. O que significas para nós que nos formámos no nosso clube não tem palavras, não só por o que significou nas nossas carreiras, mas também pelo trabalho, dedicação e devoção, atingindo a glória para com o Sporting", escreveu o antigo internacional português na sua conta no Instagram.

Pedro Proença fala em “perda irreparável

“A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o futebol português. Para a história, além do legado enorme construído pelo homem que descobriu alguns dos melhores jogadores da nossa história, ficará uma pessoa amável, de fino trato e que defendia sempre o nosso talento”, lê-se numa mensagem publicada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na rede social Facebook.

Paulo Futre “sem palavras” pela partida de quem o descobriu

“Estou sem palavras. Os meus mais sinceros pêsames à família do grande homem que me descobriu num parque do Montijo e que tanto fez pelo futebol português e mundial. Até sempre, querido Aurélio”, lê-se numa publicação de Futre na rede social X.

Sporting manifesta pesar pela morte do "inconfundível 'Senhor Formação'"

"Foi um mestre em vida na sua área e uma pessoa consensual para todos, tendo sido sempre reconhecido pelo ‘seu’ Sporting CP: recebeu dois Prémios Stromp e um Leão de Ouro e, em 2012, o Clube atribui o seu nome ao principal relvado/estádio da Academia Sporting", escreveu o Sporting.

Carlos Queiroz: "Hoje é um dia irreparável para o futebol português"

O treinador Carlos Queiroz lamentou hoje a morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pelo recrutamento no Sporting, considerando que este é “um dia irreparável para o futebol português”.

“Hoje é um dia irreparável para o futebol português, um dia muito duro para os amigos e profissionais ligados ao jogo e, certamente, um dia muito amargurado, infelizmente, para a família. A quem dirijo, naturalmente, as minhas primeiras palavras sentidas e tristes pela perda de um grande homem e um grande senhor do futebol”, escreveu Queiroz, na sua rede social Instagram.

Ricardo Quaresma: "Sem o Aurélio Pereira nada tinha acontecido"

“Sem o Aurélio Pereira nada tinha acontecido. Obrigado por tudo. Os meus sentimentos para a família”, escreveu Ricardo Quaresma, que, à semelhança de Cristiano Ronaldo, Luís Figo e Paulo Futre, foi descoberto pelo antigo responsável ‘leonino’.

Liga Portuguesa de futebol lamenta morte do "Senhor Formação"

“A LPFP expressa profundo lamento pela morte de Aurélio Pereira, antigo responsável pelo Departamento de Recrutamento e Formação do Sporting”, referiu o organismo, em nota publicada na sua página.

Bruno Lage destaca trabalho fantástico no Sporting e no país

“O carinho que têm por Aurélio Pereira é o mesmo que tínhamos, e temos, por Jaime Graça. Foi uma grande perda para eles”, afirmou, recordando o seu mentor, que morreu em 28 de fevereiro de 2012 e, em 1986, foi um dos adjuntos de José Torres na seleção portuguesa no Mundial1986.

Marcelo Rebelo de Sousa elogia figura e legado

"Figura marcante no desporto nacional, o seu legado em prol da educação e do ensino, nomeadamente na formação desportiva, foi reconhecido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que o condecorou, em 2018, com as insígnias de Comendador da Ordem da Instrução Pública", recordou.

FC Porto lamenta morte de "figura incontornável"

“O FC Porto envia sentidas condolências. À família e amigos de Aurélio Pereira. Figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal”, lê-se numa publicação nas redes sociais dos ‘dragões’, na qual não é feita qualquer menção ao Sporting.

Benfica destaca a "referência inquestionável na formação de jovens talentos"

O Benfica recordou Aurélio Pereira, que hoje morreu aos 77 anos, como uma “referência inquestionável na formação de jovens talentos” futebolísticos.

“O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de Aurélio Pereira, figura importante do futebol português e referência inquestionável na formação de jovens talentos”, lê-se numa nota publicada no sítio das ‘águias’ na Internet.

Apresentando “à família, amigos e ao Sporting Clube de Portugal as mais sinceras condolências”, o Benfica presta “homenagem à memória de um homem que dedicou a vida ao desporto com paixão e integridade”.

SC Braga destaca "longa carreira dedicada aos jovens jogadores"

O SC Braga lamentou hoje a morte de Aurélio Pereira, destacando a “longa carreira dedicada aos jovens jogadores e à valorização do talento” do antigo responsável da formação de futebol do Sporting.

“O Sporting de Braga recebeu com pesar a notícia do falecimento de Aurélio Pereira, nome de grande relevo na história do futebol português e exemplo a reter por uma longa carreira dedicada aos jovens jogadores e à valorização do talento”, pode ler-se numa nota no sítio oficial dos minhotos.

Evocando “com saudade” e prestando o “seu reconhecimento” a Aurélio Pereira, o clube bracarense frisa que, “apesar de adversário”, une-o ao antigo responsável dos ‘leões’ “a profunda crença no impacto de uma formação de qualidade enquanto fator diferenciador do futebol nacional”, recordando “a exímia mestria com que se entregou a esta causa ao longo de tantas e tantas décadas”.

Abel Ferreira: "Guardo no coração todos os ensinamentos que, de forma tão generosa e com amizade, me passou"

Abel Ferreira, agora treinador do Palmeiras, deixou uma mensagem sentida sobre Aurélio Pereira. "Guardo no coração todos os ensinamentos que, de forma tão generosa e com amizade, me passou! Obrigado, Sr. Aurélia Pereira! Descanse em Paz", referiu o técnico em mensagem no Instagram. Recorde que Abel Ferreira foi jogador e treinador na formação do Sporting.

José Peseiro, antigo treinador dos leões, também deixou a sua homenagem com um texto nas redes sociais: "Partiu um amigo, Aurélio Pereira, uma figura inesquecível do Sporting CP e do futebol português. Sou um privilegiado pela relação de grande respeito e amizade que tínhamos, e eternamente agradecido pelo apoio que sempre me deu. O seu legado nunca será esquecido. As minhas mais sinceras condolências para a família. Que descanse em paz."

Paulo Sousa: "Tive o privilégio de ver, de perto, o impacto incrível que teve no Sporting CP e no futebol português"

Paulo Sousa, treinador do Al Ahli, relembrou o seu percurso no Sporting e a importância do antigo coordenador do scouting dos leões. "Com grande pesar, quero expressar as minhas mais sinceras condolências pelo falecimento de Aurélio Pereira.

Tive o privilégio de ver, de perto, o impacto incrível que teve no Sporting CP e no futebol português. O seu trabalho não se limitou ao clube, mas em elevar o nível do futebol português como um todo, tornando-o mais competitivo e respeitado no cenário internacional.

Foi um verdadeiro mentor, não apenas para os jogadores, mas para todos os que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. O seu legado perdurará, e a sua sabedoria e paixão pelo jogo continuarão a inspirar gerações futuras.

Obrigado, Aurélio, descanse em paz."

Sá Pinto fala de "um dos melhores de sempre". Descanse em paz meu querido amigo e Grande mestre Aurélio Pereira".

Silas, ex-jogador da formação e treinador dos leões, sublinha que partiu "uma das grandes referências do futebol português e em especial do Sporting CP".

"O senhor Aurélio Pereira foi um exemplo de pioneirismo na sua área, respeito, dedicação e paixão pelo jogo.

Tive o privilégio de o ter como diretor nos meus tempos de jogador da formação e mais tarde, já como treinador da equipa principal. Teve o mesmo cuidado comigo enquanto treinador que teve enquanto eu era menino e jogador! Uma figura inigualável e inesquecível. Um verdadeiro senhor do futebol.

Obrigado por tudo. O seu legado ficará para sempre. Descanse em paz."