José Manuel Constantino vai ser homenageado pelo presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, na terça-feira, informou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Presente em Portugal para participar na 27.ª Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), que decorre entre 29 de outubro e 01 de novembro, em Cascais e no Estoril, Thomas Bach vai homenagear o antigo presidente do COP na sede do organismo, numa cerimónia agendada para as 12:00 de terça-feira.

Também a ANOC irá homenagear José Manuel Constantino durante o encontro da família olímpica.

José Manuel Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013, morreu em 11 de agosto, aos 74 anos, vítima de doença prolongada, poucos dias depois de ter acompanhado a Missão portuguesa em Paris2024.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal em Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação de Desporto de Portugal. Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.