Elena Rybakina tem-se afirmado por méritos próprios no ténis. Em 2022 tornou-se na primeira tenista do Cazaquistão a vencer um Grand Slam, depois de vencer o Wimbledon.

VEJA A GALERIA

Apesar de ter nascido na Rússia, Elena Rybakina está certamente a aumentar a popularidade do desporto no Cazaquistão. Foi com 19 anos que optou por representar o país, depois de ter recebido o apoio da Federação Cazaque de ténis.

O primeiro título WTA foi conquistado em 2019, em Bucareste o que lhe permitiu que entrasse no top-100. Rybakina é ainda ferrenha defensora dos direitos dos animais e em 2021 participou numa ação que incentivava a adoção. "Visitei pela primeira vez [o centro em San Diego] e queria levar todos", disse na altura.

O ano arrancou da melhor forma, com Rybakina a vencer o torneio de Brisbane, depois de ter atropelado autenticamente Aryna Sabalenla, pelos parciais de 6-0 e 6-3. A tenista de 24 anos ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking ATP. Uma carreira certamente para acompanhar de uma atleta que tem muitas cartas para dar.