O comité organizador de Londres2012 (LOCOG) informou esta quinta-feira que a bandeira de Taiwan foi substituída pela delegação taiwanesa nos Jogos Olímpicos na Regent Street a pedido da embaixada da China na capital britânica.
O Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu, em 1980, que Taiwan não podia usar a sua bandeira – um retângulo vermelho onde está incrustado um céu azul com um sol branco -, mas apenas o emblema da sua delegação, uma flor na qual se encontram os anéis olímpicos e o sol.
Ainda que as relações entre Taiwan e a China tenham melhorado desde 2008, as diferenças ideológicas e sobre o tema de soberania da ilha, que os chineses reivindicam desde 1949, mantêm-se.
A bandeira de Taiwan, colocada entre as dos 206 territórios participantes nos Jogos Olímpicos na Regent Street, em Londres, desapareceu, motivando a reação do representante da ilha no Reino Unido.
Shen Lyu-shun protestou pelo sucedido perante a Associação de Regent Street, organizadora da exibição de bandeiras que adorna West End.
O representante de Taiwan em Londres considerou injustificado a remoção da bandeira da ilha, já que a questão «insere-se no âmbito da liberdade de expressão» e «não deve estar sujeito à interferência de terceiros», em clara referência à China.
Este não se trata do primeiro incidente com bandeiras em Londres2012, pois na quarta-feira houve uma troca quando se usou a bandeira sul-coreana num jogo de futebol feminino da seleção da Coreia do Norte, facto que não agradou à equipa.
As norte-coreanas abandonaram o recinto e não voltaram a entrar em campo, até que, uma hora mais tarde, foi corrigido o erro.
Comentários