Com este resultado, a equipa do treinador luso passou a somar 10 pontos no terceiro lugar, a três do Uzbequistão, a equipa surpresa do agrupamento no segundo lugar, que foi vencer à Coreia do Norte, por 1-0.
Com esta vitória, os Emirados Árabes Unidos somam sete pontos, no Grupo A, seguindo em terceiro lugar, a três pontos do Uzbequistão, que é segundo, e a seis do Irão.
Não obstante este empate, a seleção dos Emirados Árabes Unidos assegurou o triunfo no Grupo H, com 16 pontos, depois de ter vencido os primeiros cinco jogos.
Índia (cinco pontos) e Kuwait (quatro) mantêm-se na corrida a um apuramento para a terceira fase de qualificação e para uma entrada direta na Taça Asiática de 2027, num grupo em que o Qatar (12 pontos e menos um jogo) tem lugar assegurado.
Dois golos de 'rajada' do médio Harib Suhail, aos 12 e 14 minutos, deram vantagem aos Emirados, ampliada no segundo tempo por Ali Saleh (53) e por Hazem Abbas (75).
O Japão, que conta com Morita, do Sporting, e Yuki Soma, do Casa Pia, vai defrontar a Coreia do Norte em jogos a contar para o Grupo B de qualificação asiática para o Mundial'2026 de futebol.
Há cerca de 300 mil coreanos conhecidos como 'Zainichi' a viverem no Japão. Essas pessoas procedentes tanto do norte como do sul da península vizinha e sofrem discriminação.
A equipa de Paulo Bento inaugurou o marcador aos 36 minutos, pelo médio Abdalla Ramadan, e confirmou o triunfo aos 89, através do avançado Ali Mabkhout, na execução de uma grande penalidade.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.