A França venceu hoje a candidata Argentina, por 1-0, e qualificou-se para as meias-finais do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Paris2024, num jogo ‘quente’ que terminou com confusão no relvado entre os jogadores.

Os cânticos entoadas pelos internacionais argentinos após a recente conquista da Copa América, considerados racistas pelos franceses, deu azo a que este jogo fosse disputado sob um clima mais tenso e acicatou o empenhamento dos jogadores de ambos os lados.

A França marcou cedo, logo aos cinco minutos, por Jean-Philippe Mateta, avançado dos ingleses do Crystal Palace, assistido pelo seu ex-colega de equipa Michael Olise, entretanto contratado pelos alemães do Bayern Munique ao clube inglês por 53 milhões de euros.

Olise que introduziria a bola na baliza argentina, aos 84 minutos, naquele que seria o 2-0 e o ‘xeque-mate’ nas aspirações da ‘albiceleste’, mas o videoárbitro interviria para assinalar uma falta no início da jogada e o árbitro não validou o golo.

Esta decisão levou minutos a ser tomada, tendo o árbitro compensado em 10 minutos, que se tornaram muitos tensos, com o tudo por tudo da Argentina, que contou com o central do Benfica Nicolas Otamendi a liderar a defesa.

Assim que o árbitro apitou, alguns jogadores argentinos foram tirar satisfações dos franceses e gerou-se confusão, com empurrões de parte a parte, pelo menos até as três equipas recolherem aos balneários.

Com esta vitória, a França assegurou um lugar nas meias-finais, nas quais irá defrontar a seleção do Egito, que venceu hoje o Paraguai, por 2-1, e conquistou um lugar entre as quatro melhores seleções do torneio.

Outra partida que suscitava expectativa opôs a Espanha ao Japão, com a ‘rojita’ a marcar cedo, aos 11 minutos, pelo jovem Fermin Lopez, de 21 anos, do FC Barcelona, que viria a ser a figura da partida ao marcar também o segundo golo que arrumou a questão, aos 73 minutos.

O ex-avançado do Sporting de Braga Abel Ruiz fixou o resultado aos 86 minutos, ao marcar o terceiro golo, mas a Espanha já tinha a vitória na mão e vai agora defrontar nas meias-finais Marrocos, que é a segunda seleção africana a chegar aos quatro últimos finalistas.

A seleção marroquina, que já tinha vencido a Argentina, por 2-1, na sua estreia no torneio e que venceu o respetivo grupo, ‘cilindrou’ os Estados Unidos, por 4-0, e apresta-se agora para bater o pé à Espanha para alcançar a final do torneio.

Os dois jogos das meias-finais, entre França e Egito e entre Espanha e Marrocos, estão agendados para segunda-feira.

Pela primeira vez desde que o torneio masculino de futebol é disputado por sub-23, desde Barcelona1992, não há nenhuma seleção americana nas ‘meias’, depois da eliminação, nos Jogos Paris2024, de República Dominicana, Estados Unidos, Paraguai e Argentina, que conquistou, neste escalão, duas medalhas de ouro.

México e Brasil confirmaram esta supremacia, conquistando também títulos olímpicos, enquanto as exceções no historial foram alcançadas por Espanha, Nigéria e Camarões.