As seleções da Noruega, Suécia, Dinamarca, Países Baixos e Hungria juntaram-se à campeã olímpica e mundial França nos quartos de final do torneio feminino de andebol de Paris2024, que tem ainda duas vagas em aberto.

Com uma jornada por disputar, Noruega, Suécia e Dinamarca, todas com seis pontos, asseguraram já a qualificação no Grupo A, que tem ainda um lugar por preencher, ao alcance de Alemanha, Coreia do Sul e Eslovénia, com dois.

A Suécia assegurou a qualificação para o grupo das oito melhores seleções com uma vitória por 27-21 frente à Coreia do Sul, a Dinamarca com um triunfo tangencial por 28-27 sobre a Alemanha e a Noruega ao derrotar por 29-22 a Eslovénia.

A derradeira jornada do Grupo A, a disputar no sábado, terá os jogos Eslovénia-Suécia, Noruega-Alemanha e Dinamarca-Coreia do Sul e determinará a quarta e última seleção apurada para os quartos de final.

No Grupo B, que teve como primeira apurada a líder invicta França, na terceira jornada, as seleções dos Países Baixos e da Hungria selaram a qualificação com triunfos frente ao Brasil (31-24) e à Espanha (27-24), respetivamente.

Com a Espanha a ficar afastada de poder lutar pelos quartos de final, ao somar frente às húngaras a quarta derrota, no sábado, Angola e Brasil vão decidir entre si a presença entre as oito melhores seleções.

O Grupo B é liderado pela anfitriã França, campeã olímpica e mundial, com oito pontos, seguida dos Países Baixos, com seis, Hungria, com cinco, Angola, com três, Brasil, com um, e Espanha, com zero.

A derradeira jornada do Grupo B decorre no sábado e, além do embate entre Brasil e Angola, vai contar ainda com os jogos Hungria-Países Baixos e Espanha-França.