Foi perto das 20h30 de Lisboa (21h30 em Paris) que o barco com os atletas portugueses, encabeçados pelos porta-estandartes Fernando Pimenta e Ana Cabecinha, desfilou pelo Sena.
Esta ia ser a estreia olímpica do iraquiano de 28 anos que deveria competir na categoria -81 quilos: foi suspenso provisoriamente até que seja tomada uma decisão sobre seu caso.
Na cerimónia de receção de boas vindas, com grande aparato policial e passadeira vermelha, estiveram 85 chefes de Estado e de Governo e mais de 10 representantes de organizações internacionais.
As linhas do comboio de alta velocidade (TGV) em França foram hoje alvo de sabotagem, no dia da abertura os Jogos, afetando centenas de milhares de pessoas.
A proposta da ginasta norte-americana já foi entregue a uma comissão técnica responsável pela decisão, segundo adiantou a Federação Internacional de Ginástica.
A poucas horas do início da cerimónia de abertura, em comunicado, a CAO felicitou os 73 portugueses que conseguiram obter a qualificação para Paris2024, em 15 modalidades.
A nível político, Portugal vai estar representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
As autoridades francesas ainda não atribuíram a ação a nenhum grupo ou país específico e o primeiro-ministro em exercício, Gabriel Attal, pediu prudência relativamente a qualquer tipo de acusação.
Depois de uma fonte próxima da investigação ter falado em “sabotagem”, uma fonte de segurança afirmou que todos os serviços de informação franceses foram mobilizados.
Entre 6.000 a 7.000 atletas, dos 10.500 que participarão em Paris2024, vão desfilar em 85 barcos no rio Sena, desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro.
O presidente da Câmara de Paris, Laurent Nunez, anunciou, por sua vez, o envio de reforços policiais para as principais estações da capital para garantir a segurança dos passageiros e das instalações.
A que horas começa? O que esperar? O que trará de novo? Quem vai atuar? Saiba tudo sobre a cerimónia de abertura desta tarde, que promete encantar tudo e todos.
As previsões de chuva para sábado em Paris podem obrigar a que a prova masculina de street seja adiada para segunda-feira, algo que Gustavo Ribeiro “adorava” que não acontecesse, porque já meteu na cabeça que vai andar no sábado.
O jogo foi retomado quase duas horas depois, na sequência de incidentes e de um golo argentino, que acabou anulado, com os marroquinos a venceram por 2-1.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.