O pivô Daymaro Salina, do FC Porto, integrou este sábado os convocados da seleção portuguesa de andebol para os jogos com a Alemanha, últimos de preparação para o Campeonato da Europa, que decorrerá naquele país.

O atleta nascido em Cuba há 36 anos padece de uma gastroenterite e falhou o estágio de preparação para o Europeu, contudo, Paulo Jorge Pereira apostou na sua experiência e recuperação total para integrar a comitiva que vai partir para a Alemanha, onde vai disputar dois jogos com a equipa anfitriã do Europeu, a decorrer entre 10 e 28 de janeiro.

Concluído o estágio, o técnico nacional refere que o mesmo “nada alterou” nos seus planos iniciais, tendo excluído dos convocados o guarda-redes Miguel Ferreira, dos espanhóis do Ciudad Encantada, e o pivô Fábio Silva, do Avanca, enquanto Rui Silva, que será pai no final do ano, ficará afastado nos próximos dias, devendo integrar a convocatória final para o Europeu.

“O estágio decorreu dentro da normalidade, só tivemos alguns problemas com dois atletas, que, por questões de saúde, praticamente não participaram no estágio, no entanto, acho que foi muito produtivo a todos os níveis, além de termos consolidado algumas coisas”, disse.

Certas eram já as ausências, por lesão, dos habitualmente convocados Victor Iturriza e Fábio Magalhães, ambos do FC Porto, e André Gomes, que alinha nos sauditas do Al Safa.

“Vão ser dois jogos de alta rotação. É um orgulho que a Alemanha nos convide para jogar antes de um Europeu que organiza, sinal de que Portugal está a crescer. Agora, é continuar a consolidar as ideias que temos vindo a trabalhar estes dias e reconfigurar um pouco esta nossa seleção, que mantém apenas sete atletas que disputaram o Campeonato da Europa em 2020”, disse o técnico, em relação aos jogos que Portugal disputará com a Alemanha em Flensburg (04 janeiro) e em Kiel (06).

Entre 11 e 15 de janeiro, os lusos competem em Munique, integrando o Grupo F, no qual defrontam Grécia (11), República Checa (13) e a tricampeã do mundo Dinamarca (15).