A Liga dos Campeões de andebol começa esta quarta-feira a segunda volta da fase de grupos.

O Sporting é o único representante português, encontrando-se atualmente no quarto lugar do grupo A com 9 pontos, menos três que os húngaros do Veszprém HC, e que dos franceses do Paris Saint-Germain, adversário que defrontam esta noite no Pavilhão João Rocha.

A caminhada dos leões na maior prova do andebol europeu arrancou de forma brilhante. Com efeito, os leões venceram os três primeiros jogos, onde se destaca um triunfo de nove golos diante do Veszprém, clube que já foi vice-campeão da prova.

Para além deste brilhante triunfo, os comandados de Ricardo Costa venceram os polacos do Wisla Plock por 34-29 e os dinamarqueses do Fredericia HK por esclarecedores 19-37.

A primeira escorregadela aconteceu à quarta jornada quando o Sporting empatou a 24 diante dos macedónios do Eurofarm Pelister, vendo fugir a vitória nos últimos segundos do jogo.

Contudo a equipa de Alvalade voltou à boa forma europeia na ronda seguinte, batendo o vice-campeão alemão Fuchse Berlin por 35-33. Depois da bonança acabou por chegar a tempestade, e o Sporting sofreu duas derrotas consecutivas em casa de CS Dinamo Bucuresti (33-29) e Paris Saint-Germain (30-28).

Nesta segunda volta os leões recebem o PSG, CS Dinamo Bucuresti, Eurofarm Pelister e Fredericia HK, jogando por sua vez nos redutos de Fuchse Berlin, Veszprém e Wisla Plock.

Calendário do Sporting na Liga dos Campeões

8ª J. 20/11/24 - Sporting CP vs Paris Saint-Germain

9ª J. 28/11/24 -  Sporting CP vs CS Dinamo Bucuresti

10ª J. 04/12/24 - Fuchse Berlin vs Sporting CP

11ª J. 12/12/24 - Sporting CP vs Eurofarm Pelister

12ª J. 19/12/24 - Veszprém vs Sporting CP

13ª J. 26/02/25 - Sporting CP vs Fredericia HK

14ª J. 05/03/25 - Wisla Plock vs Sporting CP

O fator 'casa' tem sido fundamental para o Sporting nesta Liga dos Campeões, com vitórias nos três jogos já realizados, e o facto da maioria da segunda volta ser jogada no João Rocha poderá ser decisiva no trajeto dos verdes e brancos.

Somando vitórias nos jogos caseiros, o Sporting somará 17 pontos pelo menos, pontuação que certamente deixará os leões em lugar de 'playoff'.

Na fase de grupos da Liga dos Campeões, os dois primeiros classificados passam diretamente aos quartos de final, enquanto que as equipas colocadas entre o terceiro e sexto lugares disputam um 'playoff' de acesso. O terceiro do grupo A joga com o sexto do grupo B, enquanto que o quarto do grupo A defronta o quinto do grupo B, e vice-versa.

Domínio interno

Se o andebol leonino em estado em destaque a nível europeu, no plano interno o cenário é de um domínio aparentemente avassalador.

Com efeito, a equipa de Ricardo Costa lidera nesta altura o campeonato nacional, com doze vitórias em outros tantos jogos, registando o melhor ataque da prova (452 golos) e a segunda melhor defesa (294 golos). A estes números podemos muito bem juntar os da última época, onde os leões tiveram uma fase regular imaculada, com 22 triunfos em 22 partidas.

A única derrota ocorreu na fase de apuramento do campeão nacional, na terceira ronda, em casa do FC Porto, por 37-35. Ao todo, são 40 jogos para o campeonato, com 39 vitórias e apenas uma derrota, números que impressionam e demonstram a recente hegemonia verde e branca no andebol português.

Juventude, experiência e qualidade de Costa a Costa

O plantel do Sporting apresenta uma mistura muito equilibrada entre juventude e experiência. Apesar disso, a baixa média de idades da equipa (cerca de 23 anos) indicia uma aposta clara em jogadores com potencial e margem de evolução.

Dois 21 elementos do plantel, apenas cinco têm mais de 30 anos de idade, com Pedro Portela a apresentar-se como o jogador mais velho, com 34 anos de idade.

Apesar da muita qualidade em todos os setores, há três elementos que se destacam na equipa verde e branca. O primeiro é Salvador Salvador. Com apenas 23 anos, o lateral esquerdo é já o indiscutível capitão de equipa, liderando através do exemplo, graças à sua entrega, abnegação e espírito combativo.

Ora, se Salvador Salvador é o coração desta equipa, os irmãos Costa são o cérebro. Martim e Francisco fazem constantemente a diferença na equipa leonina, sendo capazes de resolver os maiores desafios com que esta se depara.

Não é assim por acaso que os 'manos' Costa são os melhores marcadores do Sporting, quer no campeonato, quer na Liga dos Campeões. Martim foi mesmo eleito recentemente o melhor jogador jovem da última temporada.