A seleção portuguesa venceu hoje por 32-31 a República Checa, para o Torneio de França, em Estrasburgo, inserido na preparação para o Mundial2015, e vai discutir na sexta-feira a posse do troféu com os anfitriões gauleses.
Portugal entrou bem na partida, com um parcial de 4-0, com golos de Francisco Costa (2), Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela, mas a República Checa retificou o seu posicionamento defensivo e recuperou para a diferença mínima aos 4-3.
À passagem dos 10 minutos, Luís Frade colocou a vantagem em dois golos (5-3), e já depois dos checos terem reduzido para 5-4 o guarda-redes Diogo Rêma, imperial na baliza, defendeu um livre de sete metros e impediu o empate.
A seleção lusa elevou a diferença para três golos aos 8-5, vantagem que manteve aos 10-7, mas, a cometer erros na construção e na finalização, permitiu aos checos reduzir para um aos 10-9, levando o treinador Paulo Pereira a solicitar um tempo técnico.
Portugal voltou à vantagem de três golos aos 12-9, que manteve aos 13-10, após o que, algo relaxado, sofreu um parcial de 5-1, que levou a galvanizada seleção checa à liderança do marcador pela primeira vez no encontro (15-14).
Os pontas Diogo Branquinho e Pedro Portela marcaram os dois últimos golos da primeira parte e reverteram a situação, colocando a seleção portuguesa a vencer por um golo, aos 16-15, no final do primeiro tempo.
Na segunda parte, Portugal não conseguiu ‘descolar’ da República Checa, que conseguiu sucessivas igualdades, aos 16-16, 17-17 e 18-18, e passou novamente para a frente do marcador aos 19-18.
A seleção lusa voltou ao comando com golos de Martim Costa e Alexandre Cavalcanti, aos 20-19, mas Stanislav Kasparek e Tomas Piroch, um dos melhore jogadores checos em campo, recuperaram a liderança (21-20), mantendo a incerteza quanto ao desfecho do jogo.
Após a República Checa chegar à vantagem de dois golos aos 23-21, ‘apareceu’ no encontro o ponta António Areia, melhor marcador do encontro com sete remates certeiros em sete tentativas, e a seleção lusa recuperou para uma vantagem de três aos 31-28.
Na parte final do encontro tempo ainda para duas ‘pérolas’, com Miguel Martins a marcar um vistoso golo com um remate de anca e a servir António Areia, para o ponta concretizar numa jogada aérea.
A emoção rondou a parte final do encontro em que a República Checa reduziu para a diferença mínima, aos 32-31, com um parcial de 3-1, e viu o poste negar o empate no derradeiro segundo a um remate do gigante Daniel Blaha, de 2,12 metros.
Portugal vai decidir na sexta-feira com a campeã europeia e vice mundial França a vitória no torneio, a decorrer em Estrasburgo, que começou na quarta-feira com o triunfo da seleção anfitriã sobre a República Checa, por 37-28.
O Torneio de França insere-se na preparação das três seleções para a participação na fase final do Mundial2025, que decorre de terça-feira a 02 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca e Noruega.
Portugal está inserido no Grupo E da fase preliminar, com Noruega, Brasil e EUA, a França no C, com Áustria, Qatar e Kuwait, e a República Checa no A, com Alemanha, Polónia e Suíça.
Comentários