O Benfica, terceiro colocado na prova masculina da edição de 2024 da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, deve herdar a medalha de prata coletiva, com a suspensão do atleta francês Mehdi Frère, por doping.

Em 25 de fevereiro de 2024, no 47.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, em Albufeira, o Benfica fechou a classificação no último lugar do pódio, com o queniano Edward Pingua Zakayo a ser o melhor dos 'encarnados', no quarto lugar, Etson Barros (11.º entre os integrantes da TCCE) e Samuel Barata (15.º), com 30 pontos, atrás dos franceses do De Athle, com 21, e dos espanhóis do Playas de Castellón, com 16.

No entanto, a suspensão de Mehdi Frère, por três falhas nas obrigações de localização em 12 meses, até 03 de junho de 2026, decretada em 15 de julho e depois confirmada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), impedindo-o de alinhar nos Jogos Olímpicos, deve reordenar o topo da classificação da prova de clubes.

Isto porque a deliberação da Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anula todos os resultados obtidos pelo segundo melhor maratonista francês de sempre (2:04.41, em 2023) desde 22 de fevereiro de 2024, incluindo a Taça dos Clubes Campeões Europeus, na qual foi sexto classificado, o primeiro da De Ahtle.

Desta forma, atendendo que o terceiro melhor atleta da equipa francesa foi Leo Roulleau, no 66.º lugar, a classificação coletiva sofre alterações, o Benfica iguala o seu melhor resultado de sempre, ao ser vice-campeão europeu, tal como em 2014, promovendo ainda o Sporting ao quarto lugar, atrás dos também franceses do Ales Ceveennes.

A próxima edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato vai voltar a ser disputada em simultâneo com o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, cuja 48.ª edição está marcada para o próximo dia 02 de fevereiro.