21 participantes de uma ultramaratona na província chinesa de Gansu perderam a vida, devido a condições meteorológicas extremas que se fizeram sentir durante a prova.
A prova começou com tempo nublado, mas alterou para granizo, chuva gelada e fortes rajadas de vento. Depois de receber mensagens de alguns dos participantes, a organização enviou uma equipa de resgate, tendo acabado por cancelar o evento.
Entre as vítimas está alguma da elite chinesa dos corredores de longa-distância, como Liang Jing, que conquistou várias ultramaratonas chinesas nos últimos anos.
De acordo com a presidente da Câmara de Baiyin, Zhang Xuchen, a secção entre os quilómetros 20 e 31 foi atingida, por volta do meio-dia (hora local) por "um tempo desastroso".
"No curto periodo de tempo, tempestades de granizo e chuva gelada começou a cair naquela área, além de ventos fortes. A temperatura desceu rapidamente", disse, citada pela Agence France-Presse.
151 participantes estão a salvo. Oito pessoas receberam tratamento por ferimentos ligeiros.
A organização está a ser criticada pela falta de um plano de contingência para uma situação semelhante, tendo em conta que o gabinete meteorológico local tinha avisado para "chuva forte repentina, granizo, trovoada e rajadas de vento fortes" para aquela provincia.
As autoridades locais já criaram uma equipa para investigar a causa do incidente, de acordo com os media estatais.
Comentários