O atleta paralímpico internacional cabo-verdiano Gracelino Barbosa procura, esta terça-feira, nos “IV INAS Globais Jogos”, que se realizam no Equador, os mínimos para o Mundial do Qatar.
De acordo com o secretário-geral do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), Orlandinho Mascarenhas, o atleta crioulo faz a sua estreia nesta prova internacional de qualificação às 11.25 horas locais, 15:25 de Cabo Verde.
Gracelino Barbosa vai competir nas disciplinas dos 100, 200, 400 metros e saltos nesta prova exclusivamente virada para atletas com insuficiências intelectuais, que vai ser disputada nas cidades de Gouayaguil, Guaranda e Cuenca, envolvendo milhares de atletas em representação de 35 países.
De acordo com a organização, este evento desportivo tem o estatuto do Campeonato do Mundo e será realizado pela primeira vez fora da Europa e visa certificar, igualmente, os atletas para os Jogos Paralímpicos Rio’2016.
A “IV INAS Globais Jogos” vai ser disputada nas modalidades do atletismo, basquetebol, ciclismo (estrada e pista), futsal, remo, natação, taekwondo, ténis e ténis de mesa.
Gracelino Barbosa conquistou em 2013 a Medalha de Ouro nos 400 metros barreiras no IX Campeonato do Mundo em Praga, onde também conquistou a Medalha de Prata (vice-campeão Mundial) nos 200 e 400 metros.
Atleta paralímpico na classificação T-20 (deficiência intelectual), Barbosa detém o record nos 100 metros (11 segundos e 40 centésimos) e salto em comprimento (6,34 metros).
Comentários