Portugal vai tentar a qualificação da estafeta mista para os Jogos Olímpicos Paris2024 com duas duplas nos Mundiais de equipas de marcha atlética, em Antalya, na Turquia, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

João Vieira, do Sporting, Rui Coelho, Vitória Oliveira e Inês Mendes, todos do Benfica, são os convocados para a prova, marcada para 21 de abril, que vai decidir as 22 seleções para a estreia olímpica desta competição.

Há menos de um mês, em 10 de março, João Vieira, vice-campeão do mundo nos 50 quilómetros em Doha2019, e Vitória Oliveira foram oitavos classificados na prova mista de Valência, à frente da dupla constituída por Rui Coelho e Inês Mendes, que terminaram no 10.º lugar.

Aos 48 anos, João Vieira procura a sua sétima presença olímpica - em Sydney2000 não alinhou por doença –, agora na estafeta mista, depois da extinção dos 50 quilómetros, nos quais foi quinto em Tóquio2020, quando superou o 10.º posto alcançado nos 20 em Atenas2004.

Caso assegure a qualificação para Paris2024, João Vieira iguala o antigo velejador João Rodrigues como recordista portuguesa de presenças em Jogos, enquanto Rui Coelho, Vitória Oliveira e Inês Mendes ainda procuram a estreia olímpica.

A estafeta mista de marcha vai substituir as distâncias mais longas da disciplina, com uma prova de 42,195 quilómetros disputada alternadamente pela dupla, começando pelo elemento masculino e terminando com o feminino, numa distância ligeiramente superior aos 10 quilómetros por cada percurso.

Ana Cabecinha (CO Pechão) detém marca de qualificação para os 20 quilómetros marcha em Paris2024, naquela que poderá ser a sua quinta presença olímpica.