A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) não enviará hoje qualquer responsável ao Dragão Caixa, onde FC Porto e Benfica discutem o título nacional no quinto e último jogo da final do “playoff”.

A decisão, confirmada à agência Lusa pelo presidente da FPB, Mário Saldanha, foi tomada depois do FC Porto ter informado terça-feira o organismo que não permitia a transmissão televisiva do jogo pela Sport TV, como estava estipulado no protocolo assinado entre clube e federação.

Fonte do FC Porto confirmou à Lusa que o jogo decisivo do campeonato, marcado para as 20h30, será transmitido pelo Porto Canal, recusando fazer qualquer outro comentário sobre o assunto.

«O Porto Canal não está autorizado pela federação a transmitir o jogo. Esta situação pode ter, e vai ter, consequências», assegurou Mário Saldanha.

Do lado do Benfica, fonte do clube da Luz disse à Lusa ser «inaceitável a entidade que superintende o basquetebol em Portugal não marcar presença no jogo, em vez de punir o FC Porto por esta atitude».

Mário Saldanha reconheceu que eventuais consequências desportivas «só o Conselho de Disciplina apurará», mas que esta decisão do FC Porto «configura no incumprimento do que estava estabelecido e as instalações podem não estar em condições, no seu todo, para acolher o jogo».

«Para não se prejudicar a modalidade, autorizámos que o jogo se faça e que seja homologado. Hoje há campeão!», garantiu Mário Saldanha, acrescentando que o troféu será entregue pelo diretor da prova, Pinto Alberto.

O presidente da FPB insistiu que no protocolo assinado pela SAD do FC Porto, Porto Canal e federação, o direito de transmissão televisiva do jogo de hoje era atribuído à SportTV, o que não irá suceder e poderá implicar pedidos de indemnizações.

«Temos um outro protocolo com a Sport TV. Ficamos em incumprimento e a Sport TV poderá mover-nos um processo por termos cumprido e lesado os seus anunciantes. Nós também prejudicamos os nossos patrocinadores», admitiu Mário Saldanha.