A vida não está fácil para a grande estrela dos Memphis Grizzlies, Ja Morant. O base, de 24 anos, tinha acabado de voltar de uma suspensão de 25 jogos, contraiu uma uma rotura no anel de tecido que protege a cavidade da articulação do ombro num treino e soube que vai ficar de fora o resto da temporada.

Morant, que tem tanto de génio do basquetebol como de polémico, foi escolhido pelos Grizzlies no 'draft' de 2019 e desde logo impressionou pelo atleticismo e pelo talento para a modalidade. Acumulou lances geniais, daqueles que dão vídeos nas redes sociais, uns atrás dos outros e foi impressionando pela forma como era decisivo para os triunfos da equipa nos últimos anos.

No entanto, não é só dentro da quadra que Ja Morant se tem destacado. Já foi apanhado (mais do que uma vez!), na posse ilegal de armas de fogo, que inclusivamente fez questão de exibir num direto do Instagram, e foi castigado pela NBA com 25 jogos de suspensão.

Agora, parecia ter aprendido a lição e estar pronto para se dedicar ao basquetebol, mas sofreu este contratempo no treino de sábado, deixando os Memphis Grizzlies reféns do melhor jogador, que até já chegou a estar nas cogitações da opinião pública para melhor jogador da liga.

Nos nove jogos disputados em 2023/24, Morant estava com médias de 25,1 pontos, 8,1 ressaltos e 5,6 assistências, mas, em princípio, esta temporada não vai ter mais oportunidades para melhorar estas estatísticas.