Com 15 pontos e 10 ressaltos, o poste do 1º de Agosto Kikas Gomes foi a principal figura na vitória deste sábado da sua equipa sobre o Petro de Luanda, por 94-88, em partida de acerto da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol.
O jogador foi fundamental na etapa inicial do encontro, disputado no multiuso Arena do Kilamba, marcando 10 dos 45 pontos com que a formação “militar” foi para o intervalo, menos dois que os “petrolíferos” (47).
Na etapa complementar, particularmente no quarto período, o poste voltou a ser decisivo, transmitindo a sua experiência nos momentos cruciais e “agigantando-se” na luta de baixo da tabela, conquistando ressaltos defensivos e ofensivos.
No entanto, a vitória do 1º de Agosto foi consumada apenas nos minutos finais. Antes, registou-se um equilíbrio na quadra, com as duas formações a variarem, regularmente, a liderança no marcador.
Os “rubro-negros” foram mais consistentes taticamente e apresentaram mais alternativas que o adversário, que utilizou nove dos 12 jogadores convocados, ao passo que na equipa orientada por Paulo Macedo apenas Edmir Lucas não jogou.
Por outro lado, mais uma vez a experiência de jogadores como Carlos Almeida e Kikas foram determinantes para os “militares” garantirem a vitória na ponta final, assim como Reggie Moore, melhor marcador do 1º de Agosto com 16 pontos.
Com este resultado, os “rubro-negros” somam 23 pontos, na segunda posição, ao passo que o Petro de Luanda, com 17, ocupa o sexto posto.
A falta do marcador electrónico, cujos técnicos não conseguiram ligar oportunamente, retirou alguma qualidade ao outro lado do espetáculo, uma vez que os adeptos encontraram muitas dificuldades para acompanhar a marcha do marcador.
Comentários