O basquetebolista montenegrino do Barcelos, Marko Loncovic, já começou a tratar do processo de naturalização para adquirir a nacionalidade portuguesa. O extremo de 22 anos tem sido um dos jogadores em destaque na formação de Barcelos e já despertou a atenção de vários "olheiros" norte-americanos.

Em declarações ao jornal A Bola, Loncovic confirmou a vontade de adquirir a nacionalidade portuguesa.

"Comecei a tratar dos papéis em setembro e espero conseguir ser português até ao final do ano. Tudo depende da forma como decorrer o processo burocrático", afirmou o jogador do Barcelos que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Já o técnico do Barcelos, Ricardo Rodrigues, elogiou a personalidade do jogador e a forma como se adaptou a Portugal.

"O Marko é uma pessoa afável e extraordinariamente extrovertida. Dá-se bem com toda a gente, gosta do país e deseja ser português. E ainda é um jovem com grande margem de progressão. Quando ele conseguir a naturalização, vai ser impossível mantê-lo em Barcelos", afirmou Ricardo Rodrigues.

O selecionador nacional de Portugal, Mário Palma, confirmou estar atento ao processo de naturalização de Lancovic, mas descarta a sua utilização já na qualificação para o EuroBasket'2015.

"Para esta fase de qualificação do EuroBasket'2015 ainda não conto com o Lancovic. Porque o seu processo de naturalização ainda não deverá estar concluído e porque temos outros naturalizados prontos a ser utilizados, casos do Betinho, do Gentry e do Arnette Hallman. Mas é um jogador que poderá ser muito útil à seleção nacional numa próxima fase de qualificação do Europeu, provavelmente já em 2017", sentenciou Mário Palma.