O internacional espanhol Marc Gasol anunciou esta quarta-feira o final da carreira de basquetebolista, depois de 20 temporadas no ativo, para se dedicar à presidência do Bàsquet Girona, em que jogava, e desfrutar de mais tempo com a família.

Depois de “um processo muito longo e duro”, o bicampeão do mundo e da Europa pela Espanha, campeão da NBA com os Toronto Raptos, e duas vezes vice-campeão olímpico (Pequim2008 e Londres2012) abandona a carreira como jogador.

“É o momento de devolver tudo o que o basquetebol me deu”, declarou.

A decisão foi anunciada em conferência de imprensa, em Barcelona, e dá curso à vontade de gerir o clube que fundou, em 2014, e que conseguiu promover à principal divisão do basquetebol espanhol em 2022.

Além dos Raptors, jogou na NBA também nos Memphis Grizzlies e os Los Angeles Lakers, numa carreira em que representou também o FC Barcelona e o CB Girona, ajudando a formar, com o irmão Pau Gasol, uma seleção espanhola com dois títulos europeus, dois mundiais e duas pratas olímpicas, marcando uma era no desporto em Espanha e na Europa.