Os Dallas Mavericks conquistaram na quinta-feira pela terceira vez um lugar na final da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem no reduto dos Minnesota Timberwolves por claros 124-103, no quinto jogo da final da Conferência Oeste.
Liderados pelo base esloveno Luka Doncic, os ‘Mavs’ repetiram as presenças de 2006 e 2011, sendo que perderam a primeira final, por 4-2, e venceram a segunda, arrebatando o seu único título, também por 4-2, nas duas ocasiões face aos Miami Heat.
Quintos cabeças de série, os comandados de Jason Kidd, campeão como jogador em 2011, bateram os Wolves, terceiros, por 4-1, depois de já terem superado por 4-2 os Los Angeles Clippers, quartos, e os Oklahoma City Thunder, primeiros, sempre com o fator casa contra, como acontecerá na final com os Boston Celtics.
Os Mavericks tinham falhado o primeiro ‘match point’ no Jogo 4, ao perderem em casa por 105-100, mas, no regresso a Minneapolis, não deram hipóteses aos Wolves, muito por culpa da inspiração de Doncic, que recebeu no final o prémio Magic Johnson, para o ‘Jogador Mais Valioso’ (MVP) da final da Conferência Oeste.
O esloveno entrou em grande estilo e no final do primeiro período já tinha 20 pontos, mais do que toda a equipa anfitriã (18), contribuindo decisivamente para o parcial inicial de 35-19 que lançou desde cedo os ‘Mavs’ para o triunfo.
Depois do ‘show’ de Doncic, apareceu Kyrie Irving, que comandou os ‘Mavs’ até ao intervalo, atingido com os forasteiros a vencer por 69-40, vantagem de 29 pontos que ainda aumentou no terceiro parcial, chegando a um máximo de 36.
Doncic acabou com 36 pontos, com 14 em 22 nos ‘tiros’ de campo, incluindo seis em 10 nos ‘triplos’, 10 ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola, enquanto Irving somou os mesmos 36 pontos, mais cinco assistências e quatro ressaltos.
Destaque ainda para os 12 pontos de P.J. Washington, os 11 pontos e nove ressaltos de Daniel Gafford e os nove pontos e oito ressaltos do regressado Dereck Lively II, que não falhou um único lançamento de campo em toda a série.
Na formação da casa, os melhores foram Anthony Edwards, com 28 pontos, nove ressaltos e seis assistências, e Karl-Anthony Towns, com 28 pontos e 12 ressaltos.
A final da NBA, disputada como todas as eliminatórias dos play-offs à melhor de sete encontros, arranca em 06 de junho, em Boston, casa dos Celtics, do português Neemias Queta.
Comentários