Os Sacramento Kings anunciaram que vão oferecer um contrato standard/normal ao poste português Neemias Queta. Até agora, o basquetebolista português tinha contrato de duas-vias, que lhe permitia jogar na NBA mas também na G-League ou Liga de desenvolvimento, no Stockton Kings.

Neemias Queta estava como jogador livre, após ter terminado a ligação com os Kings e havia a dúvida se continuaria na franquia de Sacramento ou procurava outra equipa.

Os Kings acabaram por exercer o direito de preferência com uma oferta qualificativa, ou seja, garantiram o direito de igualar qualquer proposta apresentada por outra equipa ao português até 1,6 milhões de euros. Os valores do novo contrato não foram revelados.

Queta fez apenas 20 jogos nas últimas duas épocas em que esteve nos Sacramento Kings. O jogador atuou na maior parte do tempo na G-League, no Stockton Kings, onde fez 43 partidas, com uma média de 17,7 pontos por jogo. As suas performances na liga de desenvolvimento não passaram despercebidas: o português foi o segundo mais votado para MVP da G-League.

O basquetebolista, natural do Barreiro, foi a 39.ª escolha do do draft de 2021, tornando-se assim no primeiro português a integrar uma equipa da NBA.