Oito das 24 seleções presentes no Mundial Espanha2014, que decorre até dia 14 deste mês, deixam a competição após a quinta jornada da fase de grupos marcada para quinta-feira.
Para a sua classificação final, serão considerados os resultados obtidos nos cinco jogos que disputarem. Os regulamentos da FIBA para esta competição referem que os quatro melhores classificados de cada um dos grupos avançam para a fase seguinte, cruzando o grupo A com o B e o C com D.
As selecções que terminarem em quinto lugar dos seus grupos preliminares serão automaticamente classificadas entre o 17º e 20º lugares tendo em conta um critério que valoriza as vitórias e a produção de pontos.
Assim, será tido em conta o número de vitórias e derrotas na fase de grupos; e, se duas ou mais selecções tiverem o mesmo número de vitórias e derrotas, a classificação será determinada pela diferença entre pontos marcados e sofridos, tendo em conta os resultados de todos os jogos disputados no respetivo grupo.
Quanto às equipas que se posicionarem no sexto e último do seu grupo, serão alinhadas na classificação final entre o 21º e 24ª lugares, aplicando-se o mesmo critério (número de vitórias e derrotas, e desempate por número de pontos marcados e sofridos).
De acordo ainda com o regulamento da FIBA, as equipas eliminadas nos oitavos de final, regressam a casa a partir de dia 8 e serão classificadas entre a 9ª e 16ª posição tendo em conta três critérios, mas com primazia para o seu desempenho na fase de grupos.
Será considerado o saldo vitórias e derrotas no respectivo grupo preliminar. Em caso de igualdade neste item, ter-se-á em conta a classificação final de cada um no seu grupo.
Se ainda assim persistir dois ou mais países tiverem a mesma classificação, recorrer-se-á a diferença entre pontos marcados e sofridos nos jogos do respetivo grupo. De igual forma se procederá para atribuição do 5º ao 8º lugar, para as formações eliminadas nos quartos-de-final.
De acordo com a classificação, quando faltam duas partidas a disputar, os dois últimos colocados e consequentemente em risco de voltarem para casa mais cedo são, no grupo A Egito (6.º/3 pts) e Irão (5.º/3 pts), no "B", Filipinas (5.º/3) e Porto Rico 6.º /3). No grupo C, estão em risco Finlândia (5.º com 4 pts) e Nova Zelândia (6.º/3), e no grupo D, Angola é quinta com quatro pontos e a Coreia do Sul última com três.
Das 16 vagas para os oitavos de final, apenas quatro estão ocupadas (Espanha, EUA, Grécia e Eslovénia).
EUA apurados
Ao derrotar a Nova Zelândia por 98-71 na terça-feira, na terceira jornada do grupo C, os EUA, detentores do título, asseguraram presença nos oitavos de final, juntando-se à Eslovénia (D), Espanha (A) e Grécia (B) nesta fase a eliminar do Mundial de Espanha2014.
Estas quatro seleções são as únicas dentre 24 que se mantêm invictas nos seus respetivos grupos após três jogos.
Apuram-se para os oitavos de final da prova, que vai até 14 deste mês, os quatro primeiros de cada um dos quatro grupos. Segue-se a fase a eliminar sendo o cruzamento entre os grupos A e B e C e D, defrontando-se o 1º de um com o quarto do outro, enquanto o terceiro joga com o segundo.
Comentários