O base Rajon Rondo, quatro vezes All-Star da NBA, anunciou o fim da sua carreira como basquetebolista na terça-feira (2), após 16 anos de carreira. O craque foi campeão da liga norte-americana duas vezes, uma pelo Boston Celtics e outra pelo Los Angeles Lakers.

Rondo, de 38 anos, estava sem equipa desde que terminou a temporada 2021-2022 com a camisola dos Cleveland Cavaliers.

"Acabou. Não posso (...) Prefiro passar o tempo com os meus filhos", disse o jogador no podcast 'All The Smoke' sobre a possibilidade de voltar às quadras.

Com excelente visão de jogo e personalidade forte, Rondo foi selecionado pelo Phoenix Suns no Draft de 2006 como 21.ª escolha.

Dois anos depois, foi peça fundamental no 17.º título dos Celtics, o último da emblemática franquia, sendo um complemento de luxo para o trio de estrelas formado por Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen.

Em 2020, teve um papel menos decisivo na última conquista dos Lakers, a outra franquia mais vitoriosa da NBA.

Nessa ocasião, Rondo contribuiu como suplente na equipa comandada por LeBron James nos playoffs de Orlando (Flórida), disputados sem público devido a pandemia de covid-19.

O base liderou a liga em assistências durante três temporadas (entre 2011 e 2013 e em 2015-2016) e outra em roubos de bola (2009-2010).

No total, Rondo teve uma média de 9,8 pontos, 7,9 assistências e 4,5 ressaltos nos seus 957 jogos na NBA, nos quais também defendeu Dallas Mavericks, Sacramento Kings, Chicago Bulls, New Orleans Pelicans, Atlanta Hawks e Los Angeles Clippers.